Iberia (Espanha) | Portal Aviação Brasil
Empresas Aéreas

Iberia (Espanha)

Iberia (Espanha)

A Iberia se formou como empresa de bandeira espanhola em 7 de Julho de 1940 mas sua história começou em 1921, vamos entender um pouco mais.

Em 13 de março de 1929 a CLASSA – Concesionaria Lineas Aereas Subvencionades, era criada para operar voos de Madrid para Barcelona, Canarias e Biarritz. Em 1932 a empresa foi dissolvida e repassada a LAPE – Lineas Aereas Postales Espanolas, porém esta com um propósito bem mais internacional com voos para Paris, Berlim e Geneva, utilizando um Fokker F7 e um Ford Trimotor. Em 1933 comprou em Douglas DC-2. Com a guerra civil espanhola no início de 1936, a LAPE suspendeu suas operações. Em 1940, com várias pequenas empresas atuando, o governo espanhol forçou estas empresas a formarem uma única empresa e forte, e foi assim que a Iberia apareceu em 1940 com os Junkers Ju-52 e 53 que eram utilizados pela Lufthansa na Espanha durante os anos 30.

Rapidamente a Iberia utilizou os Douglas C-47 Dakotas que foram abandonados na Espanha pela USAAF. As três aeronaves militares foram convertidas para passageiros. Em 1946, após a II Guerra, foram adquiridas aeronaves Douglas DC-4. Algumas dessas aeronaves iniciaram importantes serviços internacionais para a Europa, como Roma e Londres. Também foram usados nas rotas da América Central, porém, o longo percurso não fazia desta aeronave a ideal para a rota.

Em 22 de setembro de 1946 operou no Brasil com Douglas DC-4 na rota Madrid – Villa Cisneros – Natal – Rio de Janeiro – Montevidéu – Buenos Aires. Em julho de 1954 os Lockheed L1049E Super Constellations foram introduzidos nos voos de longa distância, inaugurando assim a rota de New York. Em 1957 a Iberia recebeu os L1049G ‘Super-G’ Constellation e ainda chegaram os Convair 440 que substituíram os Dakota.

Em 1961 a Iberia entrou na era do avião a jato, com a chegada do Douglas DC-8-50 que gradativamente substituíram os Super Connies. Os Caravelles 6R foram encomendados um ano após e substituíram os DC-4. A empresa chegou a utilizar também os Caravelle 12R. Em 1967 chegaram os Douglas DC-9-32 para substituir os Caravelles. Em 1970 o grande Douglas DC-8-63 foi adquirido.

Em 1970 os Convair 440 eram substituídos por 3 Fokkers F28. Em 1972 a Iberia encomendou 16 Boeing 727-200 para substituir os Caravelles, que foram repassados a empresa charter Aviaco. Em 1973, para substituir os Douglas DC-8-63, os Douglas DC-10 foram comprados e utilizadas em rotas de grande demanda de tráfego na Europa.

Para os voos transoceânicos, o Boeing 747-200 entrou no lugar dos DC-10, principalmente na rota de New York. Os DC-10 permaneceram em várias dessas rotas ainda, por que, em 1981, com a chegada dos Airbus A300, a Iberia tinha um novo equipamento para as rotas de médio alcance.

Em 1984 a empresa operava três voos semanais para o Rio de Janeiro com Douglas DC-10-30. Em 88 aumentou para quatro voos semanais para São Paulo via Rio e um Rio – Buenos Aires. Nos anos 80 ainda chegaram os Boeing 737-300 e 757-200 e nos anos 90, 17 McDonnell Douglas MD-87 chegaram para substituir 29 Douglas DC-9.

Em 1993 a Iberia adquiriu 20% da Aerolineas Argentinas. Em 1995 passou a ter 83% e no final dos anos 90 se retirou da administração da empresa.

A VIASA, da Venezuela, também foi adquirida pela Iberia. Porém, com várias complicações financeiras, a Iberia se retirou de sua administração e consequentemente viu a VIASA cessar suas operações.

Em meados de 90 chegaram vários Airbus A320 para substituir os DC-9 que ainda estavam na frota. Em 1996 passou a utilizar o Airbus A340-300 na rota para São Paulo, Bogotá, México e New York. Em 1997 a Iberia operou para Madrid quatro frequências com Boeing 747-200 partindo do Rio e cinco com Airbus A340 partindo de São Paulo. Em 1999 chegou o Boeing 767-300ER e Airbus A340. Neste ano seus voos para o Brasil eram alternados entre o Douglas DC-10-30 e o Boeing 767-300ER.

Em 2000 São Paulo era atendida seis vezes por semana com o Airbus A340-300 e o Boeing 767-300ER atendia o Rio de Janeiro outras três vezes. Em 2001 o Rio ganhou duas frequências extras com o Airbus A340-300. No final de 2003 a rota Rio – Madrid ganhou a presença do Airbus A340-600. Em abril de 2010 concluiu seu processo de fusão com a British Airways, através da IAG International Airlines Group, mantendo porém as operações e marcas separadas. Em 10 de fevereiro de 2011 iniciou o trecho Madrid – Recife – Fortaleza – Madrid, que operou até 2 de novembro. Em junho de 2011 iniciou operações no trecho Barcelona – São Paulo. Em 2012 passou por um grande processo de reestruturação, incluindo corte de pessoal e rotas deficitárias.

Em dezembro de 2014 iniciou um acordo de codeshare com a TAM, operando nos mesmos terminais tanto em São Paulo no T3, quanto em Madrid no T4. Em fevereiro de 2015 recebeu seu primeiro Airbus A330, ano no qual transportou 496.801 passageiros no trecho Brasil – Espanha – Brasil e 12.093.260kg de carga, ambos os números nas rotas Rio – Madrid e São Paulo – Madrid, ida e volta.

Companhia Integrante da Aliança Oneworld

Veja abaixo as empresas integrantes.
airberlin e NIKI, American Airlines e American Eagle, British Airways Group (BA Cityflyer, British Airways, Comair, OpenSkies e SUN-AIR oda Scandinavia), Cathay Pacific e Dragonair, Finnair e Nordic Regional Airlines, Iberia com Iberia Regional, Air Nostrum, Iberia Express, Japan Airlines Group com J-AIR e Japan Transocean Air, LATAM Airlines Argentina, LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador, LATAM Airlines Express, LATAM Airlines Peru, Malaysia Airlines, Qantas , QantasLink e Jetconnect, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e Globus e finalizando a SriLankan Airlines.

Iberia - Voos Partindo do Brasil

Atualizado em 4/12/2016
OrigemDestinoFrequências SemanaisAeronaveVigência (Observação)
Rio de Janeiro (GIG)Madrid5Airbus A340-600
São Paulo (GRU)Madrid7Airbus A340-600

Iberia - Frota

Atualizado em 17 de Dezembro de 2016
AeronaveOperacionalEncomendados
Airbus A319-10016
Airbus A320-20014
Airbus A321-20014
Airbus A330-20082
Airbus A330-3008
Airbus A340-60017
Airbus A350-90008
Empresas Aéreas

More in Empresas Aéreas

THY Turkish Airlines (Turquia)

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Latam Airlines Brasil (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)8 de janeiro de 2017

Gol Transportes Aéreos (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)7 de janeiro de 2017

US Airways (USA)

Aviação Brasil (Redação)29 de dezembro de 2016

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806