Infraero entrega parte de melhorias do Terminal 2 de Manaus | Portal Aviação Brasil
Aeroportos (Noticias)

Infraero entrega parte de melhorias do Terminal 2 de Manaus

Infraero entrega parte de melhorias do Terminal 2 de Manaus
Foto: Infraero

Foto: Infraero

A Infraero entregou esta semana a parte nova do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Essa parte corresponde a mais de 70% das obras de reforma e ampliação do terminal. Iniciados em novembro de 2011, os serviços têm investimento previsto de R$ 444,46 milhões e vão ampliar em 57 mil m² a área do terminal, aumentando para 13,5 milhões de passageiros por ano a capacidade do Aeroporto Eduardo Gomes.

Atualmente, o terminal pode receber 6,4 milhões de embarques e desembarques. Em 2013, o aeroporto recebeu 3 milhões de passageiros. A estimativa para 2014 é de que 4 milhões de passageiros circulem pelo Aeroporto de Manaus entre embarques e desembarques. As obras no Eduardo Gomes seguem o cronograma estipulado pela Infraero.

As áreas que serão liberadas para os usuários englobam novas salas de embarque e desembarque internacional remoto (sem o auxílio da ponte de embarque); parte das novas áreas do saguão com embarque e desembarque; e ainda parte do desembarque internacional, incluindo alfândega e imigração. Também serão entregues parte do estacionamento de veículos do nível de desembarque – com um total de 400 vagas que serão somadas às 685 já entregues no nível de embarque em outubro do ano passado. Outras áreas que estarão à disposição dos usuários são o viaduto do desembarque, o espaço dos balcões de vendas, reservas e informações das companhias aéreas, entre outras.

“Também estão incluídos novos equipamentos. Nas áreas que serão abertas, os usuários contarão com oito elevadores, 11 escadas rolantes e duas esteiras de restituição de bagagem, que se somam aos já existentes”, destaca o superintendente do Aeroporto de Manaus, Aldecir Lima.

O público também terá à disposição dois quiosques de lanches, farmácia, agências de turismo, locadoras de veículos e loja de vendas de pedras preciosas e semipreciosas, além do balcão de pagamento do estacionamento. Os serviços bancários continuarão a funcionar no saguão antigo.

“A entrada em operação das novas áreas permitirá o andamento das obras no antigo terminal de passageiros, onde serão iniciados os serviços de demolição da outra metade do subsolo, construção do desembarque doméstico e a execução dos serviços restantes do saguão de desembarque. Além disso, serão concluídas as reformas na parte do saguão existente com construção das novas áreas de check-in e das salas de embarque internacional”, ressalta Rubem Ferreira Lima, superintendente da Regional Noroeste.

As obras da última parte do estacionamento em dois níveis, da área administrativa lado leste, praça de alimentação, de embarque e desembarque doméstico remoto, de execução do novo conector e das novas pontes de embarque continuam sendo executadas. O fluxo interno entre as áreas do hall público, check-in e salas de embarque deverá ser alterado à medida que as áreas que entrarão em obras forem sendo concluídas, possibilitando o início de novas frentes de serviços.

“A entrega desta fase da obra representa o cumprimento de mais uma etapa do planejamento global do empreendimento. Durante toda a execução dos trabalhos, nosso objetivo foi causar o menor impacto possível ao conforto dos passageiros,  mantendo o funcionamento pleno do aeroporto, a segurança das frentes de obra, da comunidade aeroportuária e das atividades aeronáuticas”, pontua Magno de Carvalho, superintendente de Empreendimentos Centro oeste, Norte e Nordeste da Infraero.

A Infraero entregou, na última segunda-feira (13/1), parte das obras de reforma, adequação e ampliação do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) – o Eduardinho. Iniciadas em janeiro de 2013, os serviços têm investimento previsto R$ 19,9 milhões e vão ampliar em 2,87 mil m² a área do terminal, aumentando para 2 milhões de passageiros/ano a capacidade do Eduardinho.

As áreas que foram liberadas para os usuários compreendem novas salas de embarque e de desembarque – sendo que esta última funcionará provisoriamente no local até a conclusão da 2ª etapa da obra -, saguão público e o novo estacionamento com capacidade para 311 veículos. Também foram entregues as áreas dos novos balcões de vendas, reservas e informações das companhias aéreas, entre outras facilidades.

“Os usuários do terminal 2 terão à disposição ambientes modernos e confortáveis, equiparados aos demais terminais da Rede Infraero. Isso demonstra o comprometimento da empresa em oferecer o melhor para todos os seus clientes e usuários”, pontuou o superintendente Regional do Noroeste, Rubem Ferreira Lima.

No local também funcionarão a princípio uma locadora de veículos, uma área de lanche, táxi e dois terminais bancários.

Com a entrada em operação das áreas ampliadas do Eduardinho, as instalações antigas foram interditadas para início dos serviços de reforma, que contemplarão a implantação da nova sala de desembarque, praça de alimentação, parte restante do saguão e do meio-fio. A finalização dos trabalhos no terminal 2 do Aeroporto de Manaus está prevista para março de 2014.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

O potencial dos aeroportos leiloados de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto de São Luís ganha nova sala de embarque

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Belém

Aviação Brasil (Redação)17 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Navegantes/Vitor Konder

Aviação Brasil (Redação)9 de março de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806