Inspeção de passaporte brasileiro pelo GRU Airport | Portal Aviação Brasil
Aeroportos (Noticias)

Inspeção de passaporte brasileiro pelo GRU Airport

Inspeção de passaporte brasileiro pelo GRU Airport

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo passou a contar com portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro. Também conhecidos como e-gates, os portões eletrônicos agilizam consideravelmente o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para apenas 30 segundos.

Os e-gates são equipados com sistemas que permitem checar as informações do passaporte brasileiro que possui chip eletrônico e fazer o reconhecimento biométrico-facial do passageiro. Uma vez confirmado que o documento é autêntico e a pessoa é a titular do passaporte, os portões se abrem automaticamente, permitindo o acesso à área de embarque sem a necessidade de um agente da PF. Todo o processo é controlado remotamente pela Polícia Federal, que poderá intervir caso ocorra alguma situação anormal. Os passageiros que não possuem o novo passaporte e menores de 18 anos precisam realizar o procedimento normal pelo guichê de atendimento da Polícia Federal.

Inicialmente, a tecnologia estará em funcionamento em operação assistida pela Polícia Federal no Terminal 3, com três equipamentos no embarque e seis portões no desembarque. No Terminal 2, estão instaladas três unidades no embarque do TPS2 e, depois, quatro no desembarque do mesmo terminal, totalizando 16 e-gates em todo o aeroporto. A previsão é que os equipamentos estejam totalmente operacionais a partir do dia 2 de janeiro de 2015.

O presidente do GRU Airport, Antonio Miguel Marques, acredita que a instalação dos e-gates deve promover um ganho operacional expressivo no controle de imigração/emigração. “Se considerarmos que a maioria dos passageiros que passam por Guarulhos é de brasileiros, devemos reduzir bastante o tempo de atendimento nessa área”, destaca.

Em agosto, o aeroporto também concluiu a instalação dos portões eletrônicos de controle de acesso de passageiros à área de embarque nos Terminais 1, 2 e 4. Até julho, a tecnologia estava funcionando apenas no TPS3, inaugurado em maio deste ano. A estimativa da Concessionária é que o fluxo de passageiros no controle de acesso seja de 15 a 20% mais rápido. Ao todo, foram instalados 11 equipamentos, além dos cinco que estão em operação no TPS3.

Com a conclusão do projeto, o GRU Airport passa a ser o primeiro aeroporto da América do Sul a instalar os portões de controle de acesso, também conhecidos no jargão aeroportuário por Bar Coded Boarding Pass (BCBP). O sistema já foi implantado em alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo, incluindo Changi Airport, em Singapura, Gatwick Airport, em Londres, Aeroporto de Hanói, no Vietnã, e no Aeroporto Internacional de Hong Kong.

O novo sistema permite checar rapidamente os bilhetes de embarque dos passageiros por meio de scanners de código de barras 2D, liberando automaticamente os passageiros à área de embarque. Caso a pessoa esteja no portão errado, o sistema trava o acesso. Além disso, o sistema auxilia na análise do fluxo de passageiros nos pontos de verificação de segurança, indicando se há necessidade de mais atendentes na área, bem como faz a contagem de validação de passageiros para as companhias aéreas.

“Com o crescimento da demanda registrado na última década no Brasil, cada vez mais a infraestrutura aeroportuária vai necessitar de tecnologia de ponta, bem como de otimizar seus processos, agilizando o fluxo de passageiros nas diferentes áreas (check-in, raios-X de segurança, controle de imigração e emigração, aduana e restituição de bagagem). Nesse contexto, é inadiável investir na modernização dos sistemas e equipamentos. É o que estamos fazendo em Guarulhos”, explica Luiz Ritzmann, diretor de TI do GRU Airport.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

Raízen inicia operações de abastecimento no Aeroporto de Canela

Aviação Brasil (Redação)20 de dezembro de 2016

Linktel amplia rede Wi-Fi criptografada para os turistas nos aeroportos brasileiros

Aviação Brasil (Redação)14 de dezembro de 2016

Azul e Gol mudam para o Terminal 2 do Rio – Galeão

Aviação Brasil (Redação)23 de novembro de 2016

US Preclearance no Rio, agora depende do Governo Brasileiro!!

Aviação Brasil (Redação)6 de novembro de 2016

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806