Numa cerimônia muito bem preparada, realizada no hangar da Oceanair Táxi Aéreo, no Aeroporto de Congonhas, foi apresentada na última noite, 26 de abril, a nova identidade visual da Oceanair, que passa a ser conhecida como Avianca Brasil.

O empresário José Eframovich fez um emocionado discurso onde agradeceu nominalmente os principais colaboradores para que a Avianca Brasil decolasse, dentre eles o Sr. Renato Pascowitch e seu irmão, Sr. German Eframovich, que é o principal executivo da Oceanair.

O ponto alto da cerimônia foi a apresentação do novo avião da empresa, um Airbus A-319, prefixo PR-AVB, pintado nas cores da Avianca, ostentando uma bandeira brasileira abaixo da janela dos pilotos. A aeronave está configurada com 132 lugares, com um moderno sistema de entrenimento à bordo, disponibilizando telas individuais em cada poltrona, com controle remoto, a exemplo dos wide bodies que operam no Brasil. As telas de 9 polegadas incorporam a tecnologia  “touchscreen”, com menus em português, espanhol e inglês. Promete-se disponibilizar em võo a exibição de séries nacionais e internacionais como A diarista, Simpsons, The Big Bang Theory, House, e outros, além de desenhos animados, noticiários e a opção de jogos e canal de compras. Torna-se assim, a empresa aérea brasileira com o mais modernos sistema de entrenimento a bordo disponível para vôos domésticos. O pitch entre as poltronas é de generosos 81 centímetros. O valor da aeronave é de US$ 40 milhões.

Essa aeronave será utilizada à princípio nas rotas para Porto Alegre, Guarulhos, Brasília e Salvador pelos próximos dois meses e em seguida será utilizado na operação da ponte aérea Rio-São Paulo. Ainda em maio deve chegar o segundo avião, o terceiro está previsto para junho ou julho e o quarto para o segundo semestre, completando assim os 4 previstos para entrarem em operação esse ano, onde irão complementar a frota da Oceanair que conta com 14 MK-28.

A Oceanair é a quinta empresa aérea brasileira atualmente, com 2,4% de market share em março de 2010, mas pretende atingir os 4% ainda este ano. Com os 4 novos aviões da Avianca Brasil sua oferta de assentos cresce 30%.

O Grupo Sinergy, capitaneado pela família Eframovich, detém o controle da Oceanair e da Avianca, empresa aérea originalmente colombiana, com 90 anos de história, a mais antiga da América Latina. A previsão de investimento do grupo na operação brasileira é de US$ 250 milhões em 2010, desses, US$ 200 milhões empregados em compra de novos aviões.

Renato Pascowitch