Movimentação nos aeroportos na Semana Santa deve superar fluxo em grandes eventos

605
Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

A Infraero estima uma movimentação de 3,57 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa durante o período da Semana Santa. O número é 9,84% maior que aquele registrado na Semana Santa de 2013, entre os dias 27/3 e 2/4, que foi de 3,25 milhões de passageiros. Os dados não incluem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada.

Em julho de 2013 – mês de realização da Jornada Mundial da Juventude e um dos meses de maior movimentação – os aeroportos da Rede Infraero registraram 12,2 milhões de embarques e desembarques. A movimentação prevista para os sete dias do feriado da Semana Santa – 3,57 milhões – corresponde a quase 30% da movimentação de um mês inteiro, sendo que nos últimos feriados e períodos de alta temporada os aeroportos da Rede Infraero operaram normalmente, sem impacto a embarques e desembarques. Em mais este feriado prolongado, os terminais estão preparados para atender o fluxo de passageiros.

Para garantir a fluidez das operações no período, será acionado um plano de ação, que contempla medidas como o reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, e o acompanhamento constante de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque. Essas medidas são regularmente adotadas em períodos de grande movimentação, como as festas de final de ano e feriados prolongados.

Também será reforçado o atendimento aos usuários durante o feriado. Nos saguões, funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros.