Nav Portugal fecha parceria com a Sita | Portal Aviação Brasil
Notícias

Nav Portugal fecha parceria com a Sita

Nav Portugal fecha parceria com a Sita
Foto: Enos Moura Filho

Foto: Enos Moura Filho

 

A NAV Portugal, uma Empresa Pública do Estado Português que garante a prestação dos serviços de tráfego aéreo nas áreas de responsabilidade do país, fechou uma parceria com a SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, para implementar a infraestrutura de link de dados necessária para cumprir os regulamentos da União Europeia relacionados ao Céu Europeu, que entrou em vigor este mês.

O regulamento exige que os prestadores de serviço de navegação aérea da Europa Ocidental implantem o Controller Pilot Data Link Communication (CPDLC). Com esta mudança, a estimativa da EUROCONTROL é que haja um aumento de 11% na capacidade de tráfego aéreo na Europa Ocidental e uma redução de 29% na carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo.

No acordo de dez anos com o NAV Portugal, a SITA fornece a infraestrutura de link de dados para habilitar o serviço CPDLC no espaço aéreo superior do NAV Portugal. Serão usados o VHF Data Link Mode 2 (VDLm2) e o Aeronautical Telecommunication Network (ATN), tecnologias que estão de acordo com o regulamento europeu. A infraestrutura inclui oito estações terrestres VHF e o Sistema de Monitoramento AIRCOM da SITA. Estas estações irão atender tanto o controle de tráfego quanto o setor operacional de comunicação aérea no espaço aéreo português.

Carlos Antonio Alves, diretor da NAV Portugal, diz: “A NAV Portugal é cliente da SITA há muitos anos e a SITA tem capacidade comprovada para fornecer a infraestrutura completa de comunicação terrestre e aérea. A SITA está nos fornecendo um serviço de ponta a ponta, a partir da antena da aeronave até a interface para os sistemas terrestres de controle de tráfego, garantindo serviços consistentes e integrados.”

Philip Clinch, vice-presidente de soluções para aeronaves da SITA, diz: “Esta parceria com a NAV Portugal está bem encaminhada com muitas das estações terrestres já implantadas. Nossa experiência vem de parcerias semelhantes que estabelecemos com os prestadores de serviços de navegação aérea em toda a Europa, incluindo Alemanha, França, Espanha e Suíça e estamos confiantes de que essa nova parceria será uma grande vitória para a NAV Portugal e para a SITA.”

O CPDLC permite que pilotos e controladores de tráfego aéreo troquem mensagens de rotina através de um link de dados e assim, substituem os meios tradicionais de comunicação através de rádio que foram usados ​​pela indústria por mais de 50 anos. Com o CPDLC, a segurança será reforçada graças à substituição de canais congestionados, com má qualidade de voz por canais de dados onde as mensagens são claras e estarão disponíveis na tela no cockpit.

Notícias

More in Notícias

Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Airbus bate metas para 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Royal Air Maroc faz ajustes em voos no Brasil

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Azul fará Recife – Mossoró com ATR 72-600

Aviação Brasil (Redação)12 de janeiro de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806