Nova Empresa para Controle Remoto Digital de Tráfego Aéreo | Portal Aviação Brasil
Notícias

Nova Empresa para Controle Remoto Digital de Tráfego Aéreo

Nova Empresa para Controle Remoto Digital de Tráfego Aéreo

A empresa de defesa e segurança Saab e a LFV (Provedora de Serviços de Navegação Aérea da Suécia) assinaram um acordo constituindo uma nova empresa: a Saab Digital Air Traffic Solutions AB. A nova empresa irá comercializar, desenvolver e operar produtos e serviços para o controle remoto de tráfego aéreo. A Saab será a acionista majoritária, com 59% das ações, com a LFV detendo 41%.

A criação da Saab Digital Air Traffic Solutions AB reforçará a posição da Saab e da LFV na vanguarda das soluções digitais de controle de tráfego aéreo no mercado global. Com o controle de tráfego digital e integrado, sistemas altamente tecnológicos irão transferir as informações de sensores para o centro de controle de tráfego aéreo, independentemente da posição geográfica. Isso irá trazer mais flexibilidade, segurança e viagens mais eficazes para os passageiros, além de reduzir os custos do controle de tráfego aéreo. A empresa irá iniciar suas operações após 1º de setembro de 2016.

“A nova empresa reunirá o conhecimento tecnológico e a organização global da líder mundial Saab com a incomparável experiência da LFV no fornecimento de soluções operacionais inovadoras, digitais e certificadas de controle de tráfego aéreo. Isso permitirá que a empresa sirva como um parceiro líder para orientar os clientes ao longo de todo o processo para a conversão bem-sucedida de serviços digitais de tráfego aéreo”, afirma Micael Johansson, diretor da área de negócios de Vigilância da Saab.

“Nossa capacidade de liderar, desenvolver e conduzir a digitalização do gerenciamento do tráfego aéreo em todo o setor será fortalecida”, afirma Olle Sundin, diretor geral da LFV. “Juntos, podemos nos dedicar e conduzir uma transformação digital, e atender às exigências do mercado”.

A partir de uma parceria bem-sucedida, a Saab e a LFV inauguraram o primeiro sistema do mundo de controle remoto digital de tráfego aéreo – a Torre Remota. O sistema é uma força motriz vital por trás do constante desenvolvimento digital inovador no setor de controle de tráfego aéreo. Desde abril de 2015, o aeroporto de Örnsköldsvik, na Suécia, é controlado pelo Centro da Torre Remota da LFV, em Sundsvall (há mais de 150 quilômetros de distância).

A transação está sujeita à aprovação da Autoridade Sueca de Concorrência que deve acontecer até agosto de 2016. Depois disso, a constituição da empresa estará concluída.

Notícias

More in Notícias

Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Airbus bate metas para 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Royal Air Maroc faz ajustes em voos no Brasil

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Azul fará Recife – Mossoró com ATR 72-600

Aviação Brasil (Redação)12 de janeiro de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806