A TAM apresentou novidades esta semana, como os novos voos São Paulo – Cancún, São Paulo – NYC – Toronto e o estudo para aquisição de aviões de menor porte, para voltar a operar rotas regionais.

A partir de hoje, 20 de dezembro, a TAM passará a oferecer um voo semanal de São Paulo a Cancún, sendo a única companhia aérea com um voo direto nessa rota. As frequências operarão todos os sábados.

Toronto será oferecido em cinco dias da semana, em uma extensão dos voos JJ8102 e JJ8103, que já ligam diariamente durante o período da noite os aeroportos de São Paulo/Guarulhos, no Brasil, e John Fitzgerald Kennedy, em Nova York (Estados Unidos).

A operação da extensão até Toronto começa a partir de 29 de março de 2015. O voo JJ8102 decolará às 11h15 do aeroporto John Fitzgerald Kennedy, em Nova York, e chegará a Toronto às 13h (hora local). No sentido inverso, o voo JJ8103 decolará de Toronto às 16h35 e chegará a Nova York às 18h30 (hora local).

No caso dos novos aviões regionais, a empresa pretende atender de 4 a 6 destinos novos por ano, a partir de 2015. Devido isso, as negociações já encontram-se avançadas com os fabricantes, incluindo a brasileira Embraer, fabricante da nova geração do EJet2, cuja proposta inclui 18 encomendas firmes e 12 opções. A empresa espera chegar a uma conclusão até o fim do primeiro trimestre de 2015.

A TAM espera investir R$ 11 bilhões em frota até 2018, com encomendas de mais de 50 novas aeronaves. Estes investimentos não incluem as negociações que estão em andamento. Em outra frente, a empresa também está analisando no curto prazo outras opções de aviões regionais para fortalecer sua presença neste mercado. Até lá, a companhia vai realizar as operações regionais com aeronaves arrendadas ou com unidades de sua frota atual. Hoje o modelo de menor porte da TAM é o Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros.