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Novo sistema faz Latam reduzir o tempo de processamento de informação

Novo sistema faz Latam reduzir o tempo de processamento de informação

TAM e LAN são as primeiras companhias aéreas da América do Sul a desenvolver e entregar tablets aos seus tripulantes comerciais, dotados de aplicativos especialmente projetados para facilitar e melhorar a gestão da informação das operações em cada voo, assim como o serviço a bordo.

O novo sistema permitirá agilizar a gestão da informação de cada voo, reduzindo o tempo de processamento de dados de 15 dias para somente 1 em alguns casos, permitindo, por sua vez, uma economia de mais de cem mil folhas de papel por mês.

Somado a isso, a companhia espera gerar economias importantes no uso de combustível e, com isso, a diminuição de suas emissões de CO2 em aproximadamente três mil toneladas anuais, já que, com estes projetos, elimina-se o peso dos computadores e documentos que estavam a bordo dos aviões.

A TAM e a LAN já entregaram mais de dois mil tablets aos seus Chefes de Serviço a Bordo, que lhes permite ter, em um só lugar e de forma digital, toda a informação necessária para realizar as suas operações, como os dados dos voos pré-carregados, informação do serviço a bordo e suas equipes de trabalho.

Atualmente, o Grupo está implementando uma segunda etapa deste projeto por meio do qual a tripulação de cabine contará com mais informações em voo, como, por exemplo, um mapa de assentos interativo, com informação dos passageiros, os serviços de catering, detalhes sobre passageiros frequentes a bordo e atendimentos especiais que sejam requeridos, entre outros.

Desde o início do ano, a TAM e a LAN entregaram mais de mil tablets aos seus pilotos com aplicativos e softwares especialmente desenhados para substituir o material impresso de referencia que o piloto leva em sua bagagem de voo: aqui estão incluídas cartas de navegação em formato digital (para determinar a rota e a altura [altitude] a seguir), manuais, certificados de voo e aplicativos para cálculo de desempenho operacional.

Dentro dos principais benefícios, este projeto diminui o papel a bordo, melhorando a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e uma navegação mais eficiente. Além disso, reduz os tempos de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo.

As companhias esperam terminar a implementação deste projeto no primeiro trimestre de 2016, em mais de 300 aviões e 5 simuladores de voo, dotando, desta forma, a totalidade de seus pilotos com esta tecnologia.

O Grupo LATAM Airlines investiu mais de US$100 milhões em plataformas e/ou soluções tecnológicas que otimizam a qualidade dos seus serviços, a experiência de viagem dos seus passageiros e as tarefas dos funcionários da TAM e da LAN. Esta estratégia leva em conta a implementação de novas tecnologias que simplificam e agilizam as tarefas dos seus funcionários, com a finalidade de contribuir para a excelência no serviço que cada um deles entrega, direta ou indiretamente, aos passageiros.

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