Novo Terminal de Viracopos inicia operação | Portal Aviação Brasil
Aeroportos (Noticias)

Novo Terminal de Viracopos inicia operação

Novo Terminal de Viracopos inicia operação
Foto: Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria de Imprensa

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (São Paulo), iniciou nesta semana a transferência operacional do atual para o Novo Terminal de Passageiros, com a operação de cinco voos nacionais diários da Azul Linhas Aéreas, sendo quatro de partida e um de chegada.

Os quatro voos que partem de Viracopos têm como destinos os aeroportos Santos Dumont (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Galeão (RJ). Já o desembarque ocorre com a chegada de um voo de Cuiabá (MT). Todos os passageiros acessam as aeronaves pelas pontes de embarque do Píer A do novo terminal.

Os cinco voos terão frequência de segunda-feira a sábado. No dia 1º de dezembro, o Píer A do Novo Viracopos começará a receber 38 voos internacionais semanais e operações nacionais começam a ser transferidas para o Píer C (doméstico).
As transferências dos voos do atual terminal (T0) para o novo (T1) prosseguem até o final do mês de março de 2015, quando está prevista a desativação do atual terminal de passageiros.

Neste início de operação, Viracopos já conta com oito pontes de embarque e capacidade para movimentar 1.550 passageiros domésticos hora/pico, o que representa, agora, quase 14 milhões de passageiros/ano, número 40% superior ao que o atual terminal de passageiros deve movimentar neste ano (cerca de 10 milhões passageiros). Depois que estiver totalmente em operação com o Píer C e o Píer B e um total de 28 pontes de embarque e mais sete posições remotas de aeronaves, o Novo Aeroporto de Viracopos terá capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, podendo suportar o aumento de demanda até 2026.

“Foi pensando nesse crescimento que a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos optou por ampliar o que estava previsto no edital de concessão de 14 milhões de passageiros/ano para 25 milhões de passageiros/ano”, explica o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.

A expansão de Viracopos foi concebida a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e centro de convenções. Com investimento de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, Viracopos se prepara para receber mais de 100 milhões de passageiros/ano e deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

Neste primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do terminal, investe aproximadamente R$ 3 bilhões na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves (com um total de 72 posições de aviões), três novos pátios de aeronaves, com total de 400 mil m², e um edifício-garagem com 4 mil vagas.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

O potencial dos aeroportos leiloados de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto de São Luís ganha nova sala de embarque

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Belém

Aviação Brasil (Redação)17 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Navegantes/Vitor Konder

Aviação Brasil (Redação)9 de março de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806