Encomendas e Frotas

Onde irão operar os novos Airbus A350 da TAM?

Onde irão operar os novos Airbus A350 da TAM?

A TAM divulgou esta semana que receberá o novo Airbus A350 em dezembro deste ano e vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos em direção a Manaus (AM). Em março, começará a operar internacionalmente com a nova aeronave voando na rota São Paulo/Guarulhos – Miami (EUA) e, a partir de abril, entre São Paulo/Guarulhos e Madri (Espanha).

“Escolhemos São Paulo/Guarulhos – Manaus como a rota inaugural do A350 XWB para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio da aeronave, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo. Esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade (comunalidade) entre as linhas de produtos da Airbus. Essa semelhança inclusive facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.

“Desde 2012, a TAM se prepara para a entrada dessa aeronave inovadora em nossa frota, inclusive com a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente ao projeto”, revela José Zaidan Maluf, vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines. “Todas as áreas da empresa que serão responsáveis pela operação do A350 XWB – incluindo as tripulações técnica e comercial, e equipes de aeroportos, operacionais e administrativas – estão passando por treinamentos para estarem prontas para receber o novo equipamento”, complementa o executivo.

A TAM será a primeira companhia aérea das Américas e a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, cujas entregas estão previstas para ocorrer entre o fim de 2015 e 2019, e possui outras cinco opções de compra.

Encomendas e Frotas

More in Encomendas e Frotas

Frota das Empresas Aéreas – Atualizações

Aviação Brasil (Redação)15 de maio de 2017

Embraer entrega 18 jatos comerciais no 1º trimestre de 2017

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Avianca Brasil anuncia Miami com Airbus A330-200

Aviação Brasil (Redação)4 de abril de 2017

Gol anuncia configuração dos Boeing 737 MAX-8

Aviação Brasil (Redação)29 de março de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806