Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

A consultoria MAPIE realizou uma pesquisa sobre viagens de negócios e destacou alguns pontos importantes do setor de viagens corporativas. Neste perfil os meios de transporte mais utilizado nas viagens a trabalho são o avião (78,65%) e o automóvel próprio (10,75%). No transporte aéreo, os respondentes costumam voar mais com Tam (41,53%) e Gol (34,17%), seguidas da Azul (19%) e da Avianca (5,3%). Os programas de fidelidade com mais inscritos são Tam Fidelidade (79,38%) e Smiles (72.75%). Sobre o perfil das viagens, 36% dos hóspedes disseram conhecer mais de 5 países, enquanto 24% já visitaram de dois e três destinos internacionais. 44,77% viajam a trabalho pelo Brasil mais de 10 vezes ao ano. Já sobre a duração média das viagens nacionais a trabalho, 60,51% costumam gastar entre 2 ou 3 dias.

A amostragem da MAPIE foi feita com 1.113 pessoas/hóspedes em 24 estados do Brasil e no Distrito Federal, entre julho e setembro de 2013, sendo que a maioria (38,30%) tem entre 30 e 40 anos. 70% são homens e mais de 85% têm curso superior completo ou pós-graduação. No quesito renda familiar, a maioria, ou 32,11%, ganha entre R$8.000,00 e R$15.000,00. Consultados sobre sites para vendas de passagens e diárias, ou OTAs (Online Travel Agency, na sigla em inglês), os respondentes manifestaram que conhecem mais do que utilizam o serviço. Os mais citados foram Decolar.com (conhecem 94,59% / usam 57,53%), Booking.com (conhecem 72,62% / usam 48,10%), TripAdvisor (conhecem 72,88 / usam 37,80), Hoteís.com (conhecem 79,32% / usam 31,68%) e Expedia (conhecem 26,03%/ usam 11,30%).