A Boeing e a ANA (All Nippon Airways) completaram o programa de treinamento de pilotos em Seattle, Washington, para a tripulação da primeira companhia aérea que vai voar o 787 Dreamliner.

Dez pilotos da ANA concluíram sua formação após cada um pilotar os voos com o ZA001 – o primeiro modelo de 787 para testes de voo – sobre o estado de Washington. Essas equipes iniciais, para passar pelo treinamento, deveriam ser pilotos seniores da ANA e check airmen (denominação para pilotos já experientes em testes de voo realizados em simuladores e cabines de simulação) e irão conduzir tanto o simulador quanto o treinamento de linha da aeronave para a ANA no Japão. Eles serão os primeiros pilotos do 787 de voos comerciais para a companhia aérea.

“A Boeing e a ANA têm uma estreita relação de trabalho, e esta tem sido uma jornada pessoal e emocional que passamos juntos”, disse Sherry Carbary, Vice-Presidente dos Serviços de Voos da Boeing. “Nós trabalhamos juntos por várias horas e vendo o final do nosso primeiro ciclo de treinamentos é um testemunho ao nosso time e a dedicação de nossos parceiros da ANA”, completa.

A aeronave ZA001 foi usada para realizar dois voos de treinamentos de base em 25 de maio com os pilotos instrutores da Boeing e os pilotos da ANA que estavam a bordo. Cada piloto da ANA aproximou-se ao Aeroporto Grant County International em Moses Lake, Washington.

As atividades incluíam um sistema de aterrissagem por instrumentos de aproximação de precisão (ILS) e dois padrões de aproximação visual por piloto, com aterrissagem “touch – and – go”. Um piloto instrutor da Boeing ocupava o lugar direito durante toda a atividade de voo, com os pilotos da ANA ocupando o lugar esquerdo, pertencente ao capitão. Os voos seguiram uma sessão preparatória no completo simulador de voo do 787, no qual os pilotos praticavam os procedimentos utilizados durante os voos.

“Cada etapa está ficando cada vez mais emocionante já que estamos nos aproximando da primeira entrega”, diz Mike Fleming, vice-presidente do 787 Serviços e Suporte. “Eu não poderia estar mais feliz com a forma de como o treinamento foi bem e de como a equipe Boeing está trabalhando junto a ANA para garantir um ótimo início de serviço”, finaliza.

Os voos, parte do treinamento obrigatório da Japan Civil Aviation Board (JCAB), também forneceu uma validação adicional dos simuladores do 787 e do programa de formação geral da Boeing, que reproduz com exatidão os sentidos de operação do avião 787.

Todos os pilotos do primeiro grupo de formação receberam a validação de certificação da JCAB durante seu treinamento no simulador e agora são considerados totalmente qualificados para voar o 787 sob a aprovação das autoridades regulatórias japonesas.