Trent XWB

A Rolls-Royce fechou contrato de cerca de R$ 3,2 bilhões com o International Airlines Group (IAG) para o fornecimento de motores Trent XWB que equiparão 18 aeronaves Airbus A350-1000. O acordo também inclui o fornecimento de serviços de manutenção de longo prazo TotalCare® para os equipamentos, além de uma opção de compra para mais 18 aviões similares.

As aeronaves da fabricante francesa Airbus são, exclusivamente, equipadas pelo Trent XWB, variante de maior empuxo da família de motores Trent da Rolls-Royce.

De acordo com o diretor-executivo do IAG, Willie Walsh, as aeronaves A350-1000 proporcionarão inúmeros benefícios à frota do grupo. “O tamanho e alcance desses aviões representam uma excelente opção para a nossa frota existente de aeronaves, já que proporcionam custos unitários de operação mais baixos”, disse o executivo. “Isso nos permitirá operar em uma nova gama de destinos rentáveis, além de oferecer maior flexibilidade à nossa rede e mais opções para nossos clientes”, acrescentou.

O presidente da Rolls-Royce para América do Sul, Francisco Itzaina, destacou que resultados já registrados sobre o desempenho do Trent XWB mostram que o motor é o mais eficiente já produzido para a aviação civil. “O equipamento demonstrou excelente desempenho operacional ao longo de todo seu programa de desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pelo IAG para o fornecimento da mais nova variante da família Trent, o Trent XWB”, afirmou.

O Trent XWB, projetado especificamente para impulsionar as aeronaves A350 XWB, fabricadas pela Airbus, é o modelo de motor mais vendido no mundo atualmente, com mais de 1.200 unidades já encomendadas. Em fevereiro de 2012, o motor decolou pela primeira vez durante um teste de voo, quando impulsionou uma aeronave modelo A380 da fabricante francesa de  aeronaves.

Previsto para entrar em serviço até 2014, o Trent XWB poderá impulsionar aeronaves modelos A350-800 e A350-900. Em fevereiro, o motor recebeu certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).