Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

A Sita apresentou o Horizon, próxima geração do Sistema de Serviços de Passageiros (Passenger Services System). A Sita é a única grande fornecedora a projetar e construir um sistema de passageiros de ponta a ponta em uma plataforma de terceira geração.

Como o cenário da tecnologia está mudando com o aumento do uso de celulares e novos dispositivos, as companhias aéreas precisam de flexibilidade para implementar os seus serviços através de qualquer canal – atuais e futuros – de uma forma simples. Atualmente, mais de 150 companhias aéreas e empresas que atuam em solo, em todo o mundo, utilizam o PSS da Sita. Com a nova e ágil plataforma Horizon, terão a oportunidade de conhecer e se adaptar às novas necessidades de mercado.

A Sita tem investido significativamente para fazer do Horizon uma plataforma verdadeiramente flexível para atender às demandas no ambiente de negócios das companhias aéreas. Por exemplo, em 2010, menos de 40% das vendas aéreas foram feitas por meio de canais diretos. Até 2016, a expectativa das companhias aéreas é que esse número aumente para 67%[1]. O PSS está localizado no centro da companhia aérea: é o motor que impulsiona o negócio. Os sistemas tradicionais não suportam novas tecnologias, em particular a proliferação de dispositivos móveis. Os sistemas atuais lutam para lidar com os enormes volumes de pedidos personalizados de passageiros.

Francesco Violante, CEO da Sita, diz: “Atualmente, isso é um marco para a nossa indústria. Os sistemas usados até hoje, que deram suporte a tudo – desde reservas a controle de partidas e gerenciamento de inventário – têm nos servido bem. Mas estamos em uma nova era de tecnologia, estilo de vida e expectativas dos clientes, forçando mudanças rápidas tanto nas companhias aéreas, que precisam de sistemas ágeis, quanto nos fornecedores de tecnologia, como a Sita. As soluções de gestão e distribuição de passageiros devem ser capazes de responder a situações individuais, de maneira que as companhias aéreas possam explorar plenamente as oportunidades dos clientes, em tempo real.

E neste momento de mudanças, o investimento da Sita no Horizon foi fundamental para manter a competitividade e uma opção para a indústria. Inclusive, nossa pesquisa recente Airline IT Trends Survey mostra que, ao longo dos próximos três anos, cerca de 50% das companhias aéreas planejam investir em grandes programas para atualizar seus sistemas centrais de passageiros. A Sita conta com uma nova infraestrutura de aplicativos que pode auxiliar as companhias aéreas que desejam modificar suas formas de fazer negócios.”

O Horizon foi projetado especificamente para gerenciar este novo cenário da tecnologia. Este terceira geração de PSS foi construída sobre uma plataforma ágil com as tecnologias mais recentes, ao contrário de sistemas de primeira e segunda geração, que ainda dependem dos antigos sistemas centrais. Para a tomada de decisões, a arquitetura que orienta os serviços do Horizon também disponibiliza, de maneira fácil e eficaz, os dados comerciais e operacionais importantes, que hoje estão ‘amarrados’ dentro PSSs antigo. Durante o processo de design do Horizon, a Sita garantiu a permissão de regras de negócio definidas pelas companhias aéreas e aplicadas de forma consistente em todos os canais. O sistema oferece a funcionalidade avançada que é essencial para as voadoras híbridas e de serviço completo, baseada em um mundo online em todos os lugares.

Violante acrescenta: “O Horizon é um PSS completamente novo que foi projetado a partir do zero, com tecnologia de última geração e uma arquitetura orientada a realizar os serviços de maneira ágil. Depois de muitos anos de investimento, desenvolvimento e consultas às companhias aéreas, clientes e empresas que atuam em solo, temos um PSS que é uma infraestrutura de aplicativos integrados que funciona muito bem nessa nova era de múltiplos canais e de demanda por pedidos instantâneos e personalizados.”