Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

A Thales e a Sita anunciaram a união das soluções Thales’ GateSync™ e Sita e-Aircraft Connectivity Services para proporcionar entretenimento aos passageiros, de acordo com a demanda, através de seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis durante o voo. Atualmente, a solução está sendo testada no Aeroporto de Santiago, pela LAN Airlines, com um vasto conteúdo solicitado pelos passageiros de seus próprios dispositivos, como música, filmes, notícias, séries de televisão, jogos computador, compras online, informações sobre voos e destinos transmitidos da cabine do avião.

Em terra, a Sita fornece conectividade às aeronaves via Wi-Max, Wi-Fi, ou pelo celular e também através de sua subsidiária, a OnAir, que oferece serviços de banda larga via satélite durante o voo. Ao utilizar a rede da Sita para fornecer o in-flight entertainment (IFE) aos seus passageiros durante o voo, a Thales dispensa o transporte de discos rígidos e também a utilização de mão de obra para envio de conteúdo, enquanto realiza atualizações frequentes. O sistema de entrega de informações da Sita é rápido, seguro e de baixo custo, e pode trabalhar em conjunto com outros dados de companhias aéreas, tais como as comunicações operacionais sem regras de segurança das aeronaves, assim como o conteúdo IFE.

Stuart Dunleavy, vice-presidente de midia e conectividade da Thales’s In Flight Entertainment Systems, diz: “A Thales está comprometida com o fornecimento de uma mídia digital de alto desempenho. A combinação da experiência no desenvolvimento de entretenimento a bordo e soluções de conectividade de passageiros da Thales com a reconhecida especialização em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo da Sita é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Cada parceiro está levando os seus pontos fortes para o projeto.”

Sebastien Fabre, vice-presidente de redes integradas da Sita, diz: “A Sita e a Thales estão desbloqueando o máximo de benefícios viáveis às aeronaves que já estão conectadas. Esta tecnologia não é apenas para IFE. Pode ser utilizada para todos os dados. Na verdade, estamos fazendo da aeronave um ponto ativo na rede corporativa da companhia, permitindo o controle de dados por todos os interessados ​​dentro da própria companhia aérea. Demandas mais urgentes solicitadas pelos passageiros através do IFE, como listas de passageiros, notícias diárias, menus, pesquisas, registros da tripulação e dados de desempenho do sistema, também poderão ser transmitidos com segurança para os sistemas operacionais da companhia aérea.

Neste momento, a Sita está testando um maior volume de dados na nova geração de aeronaves (A380 e B787) que chega a quase 100% de aproveitamento em comparação às aeronaves mais antigas. Isso demonstra que o desenvolvimento do gerenciamento de serviços IP, localizado no centro das aeronaves, é essencial para atender as necessidades das companhias aéreas.”

Esse teste inovador da Thales e da Sita acelera a entrega do Gatesync™, que fornece conectividade wireless de alta velocidade em terra para as companhias aéreas, construindo os alicerces para as operações de aeronaves habilitadas sem emenda. Com a evolução das comunicações aeronáuticas sem fio, dos dispositivos móveis e com o crescimento da nova geração de aeronaves, como o Airbus A350 e o Boeing 787, o projeto da Thales e da Sita não só oferece sofisticados serviços do IFE, solicitados pelos passageiros, como também novas formas de operação das aeronaves. As companhias aéreas podem reduzir os custos e acelerar o tempo de resposta para suas demandas, porque os dados solicitados com urgência podem ser transmitidos através de uma rede sem fio para uma frota aérea inteira. Isso automatiza os processos de trabalho mais intensos e demorados de recuperação e carregamento de grandes volumes de dados dos sistemas das aeronaves.

A infraestrutura terrestre instalada e gerida pela Sita utiliza o backbone privado da Sita para a implantação segura e gestão de dados entre aeroportos, companhias aéreas, terceiros e o ecossistema habilitado da aeronave ao redor do mundo. O sistema está totalmente integrado ao Sita’s Command Centers, que oferece monitoramento 24 horas e suporte aos serviços. A bordo da aeronave, a Thales fornece componentes do GateSync™ e integra o sistema com servidores de bordo e equipamentos aviônicos.