Sita testa tecnologia para melhorar o rastreamento de aeronaves | Portal Aviação Brasil
Notícias

Sita testa tecnologia para melhorar o rastreamento de aeronaves

Sita testa tecnologia para melhorar o rastreamento de aeronaves

GRU TWR (1)

A Sita anunciou a sua mais recente solução: o AIRCOM® Flight Tracker. A ferramenta inovadora está em fase de testes nas principais companhias aéreas da região Ásia-Pacífico e os resultados preliminares são positivos. O sistema avançado de rastreamento de voos utiliza a tecnologia que já está instalada na aeronave, sendo, ao mesmo tempo, eficiente e rentável.

A Sita proativamente ofereceu a solução de rastreamento após uma reunião especial da Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization – ICAO) sobre Rastreamento de Voo Global das Aeronaves, realizada em maio desse ano, em seguida ao desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines. A reunião resultou na criação de uma força-tarefa, liderada pela ICAO e Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association – IATA), com o objetivo de avaliar as melhores soluções possíveis em rastreamento de voo, bem como definir padrões globais. A expectativa é anunciar os resultados dessa união de esforços no início de dezembro.

“O AIRCOM® Flight Tracker da Sita, que está sendo testado pelas principais companhias aéreas da Ásia-Pacífico, oferece para a indústria aérea uma solução avançada de rastreamento de aeronaves em tempo real, atendendo a uma demanda crítica”, afirma Francesco Violante, CEO da Sita. “Nós recebemos um grande interesse em nossa solução e esperamos que outras companhias aéreas comecem a testá-la em breve. Certamente, a ferramenta da Sita será compatível com qualquer solução baseada na tecnologia ACARS (Sistema de endereçamento de comunicação de aeronaves e relatórios) a ser recomendada pela Força-Tarefa IATA/ICAO”, acrescenta.

Os testes iniciais do AIRCOM Flight Tracker têm utilizado os recursos tecnológicos do AIRCOM Server da Sita, que já está em uso em mais de 80 companhias aéreas como seu sistema central de despacho. O AIRCOM Server permite monitorar e solicitar mensagens do Futuro Sistema de Navegação Aérea (Future Air Navigation System – FANS), que já está instalado em diversos aviões. Com isso, a solução não exige um custo alto ou investimento adicional.

A solução inicial AIRCOM Flight Tracker da Sita emprega solicitações pontuais por dados a partir do aplicativo FANS ADS (vigilância automática dependente) e o desenvolvimento, sendo finalizado, irá agregar a capacidade de estabelecer contratos que exigem a transmissão de dados em intervalos específicos ou quando a aeronave muda o curso ou altitude.

Ao utilizar a nova solução AIRCOM Flight Tracker da Sita, os despachantes operacionais de voo serão alertados para os movimentos inesperados das aeronaves, ausência de reportes de posição ou falhas no uso da aplicação FANS para contactar o Controle de Tráfego Aéreo. Essa detecção de eventos não planejados será essencial para obter a posição da aeronave.

O AIRCOM Flight Tracker vai assumir a recentemente lançada solução Flight Monitor da Sita, que incorpora alimentação de dados de diversas fontes, incluindo dados de vigilância FlightAware gerados por estações ADS-Broadcast, informações meteorológicas dinâmicas, bem como outros serviços de informação aeronáutica.

Notícias

More in Notícias

Emirates inicia voos regulares com Airbus A380 em São Paulo

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Delta solicita novo serviço diário sem escalas entre Nova York-JFK e Rio de Janeiro

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Azul terá voos exclusivos para Bariloche na alta temporada

Aviação Brasil (Redação)24 de março de 2017

Seja um projetista da Embraer

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806