Empresas Aéreas

South African Airways (África do Sul)

South African Airways (África do Sul)

Em 1 de março de 1934 a união sul-africana adquiriu todos os assentos e linhas da empresa privada Union Airways e criou uma nova empresa nacional, a South African Airways. A South African iniciou seus voos naquele mesmo ano com uma aeronave Junkers F-13, monomotor fabricado na Alemanha. Pouco tempo depois adicionou um Junkers JU-52 trimotor e um Junkers JU-86. A empresa começou a voar em rotas não regulares, “charters”, entre Capetown, Durban e Johannesburg.

Entre 1934 e 1945 abriu novas rotas na África para países como Kenya e Uganda. O primeiro serviço internacional foi ligando Palmietfontein na África do Sul para Bournemounth na Inglaterra em 1945 com um Avro York Bomber. Após a II Guerra Mundial, a SAA utilizou as aeronaves Douglas DC-4 e Constellations para operar serviços na Europa. Em 1957 chegaram os primeiros Douglas DC-7. Em 1958 operou a aeronave Vickers Viking, que operou por pouco tempo, enviando-os a BEA, substituindo-os pelos Viscount.

Em 1960 chegaram 3 Boeing 707-320 que chegaram a operar em conjunto com os Constellations nas linhas internacionais. Neste ano, os 707 iniciaram seus voos para a Europa e Inglaterra com o primeiro voo non-stop em 1962. Em 1963 foi a pioneira a lançar voos para a Europa pela costa oeste da África. Em 1965, para substituir os Douglas DC-4, chegaram os Boeing 727-100 e três anos mais tarde os primeiros Boeing 737-200. Em 1969 a SAA começou a voar para o Brasil, com seu Boeing 707. Em 1971 recebeu os primeiros Boeing 747-200 para iniciar uma substituição gradativa de seus Boeing 707. Ainda no início dos anos 70 recebeu outra versão do Boeing 747, a Special Performance, muito vista no Brasil.

Em 1973 lançou voos para Hong Kong que se estendeu a Taiwan em 1980. No final desta década, chegaram o Airbus A300 e no início dos anos 80, o Boeing 747-300. Em 9 de dezembro de 1982 o Boeing 747SP Maluti pousou no aeroporto de Houston, abrindo uma nova rota transoceânica na companhia. Em 15 de abril de 1983 o primeiro Boeing 747-300SUD operou na empresa na linha para Londres. Em fevereiro de 1985 a empresa decidiu suspender os voos para Buenos Aires e manter somente o Rio de Janeiro na rota sul americana. Em 1988 este voo do Rio de Janeiro era realizado quinzenalmente. No ano seguinte, passou a ser semanal, com escala na Cidade do Cabo.

Em 1990 a SAA foi eleita pelo 3º ano consecutivo como a melhor companhia aérea da África. Em 20 de janeiro de 1991 recebeu o primeiro Boeing 747-400. Em 3 de novembro de 1991 reiniciou os voos para New York suspensos desde 1986 por sanções econômicas. Em 9 de novembro de 1991 recebeu o primeiro Airbus A320. Em 18 de janeiro de 1992 reiniciou os serviços para a Austrália. Em 16 de janeiro de 1993 iniciou code-share com a VARIG. Em 25 de março de 1994 lançou a SA Express para voos domésticos. Em 1996 sua oferta no Brasil era de dois voos semanais com o Boeing 747SP. Em 22 de março de 1997 introduziu uma nova identidade visual, a que vimos atualmente em suas aeronaves. Em 1 de dezembro de 1998 começou a operar a linha Johannesburg – São Paulo – Buenos Aires – Johannesburg. Em 1 de julho de 1999 a empresa passou a operar com o Boeing 747-200 no lugar do Boeing 747SP.

Em 12 de janeiro de 2000 a companhia anunciou compra de 21 Boeing 737NG para substituição dos antigos 737. Em 2003 começou a operar com o Airbus A340-300 na rota de São Paulo. Em 2006 passou a integrar a Star Alliance.

Entre 2012 e 2013 alternou e complementou os voos para o Brasil com aeronaves Airbus A330-200 e A340-300. A South African Airways recebeu em 2013 o maior prêmio da revista Global Traveler, sendo reconhecida como a “Companhia Aérea do Ano” pelos viajantes globais e fãs do turismo de luxo, segundo a publicação. A SAA foi citada como “favorita” pelos leitores da revista e “como perfeita representante da personalidade, do carisma e da cultura da África do Sul”. Em agosto de 2013 a TAM Linhas Aéreas e a South African Airways (SAA) iniciaram um acordo bilateral de compartilhamento de voos (codeshare).

Em 2015 transportou 840247passageiros do Brasil para a África do Sul com 71,70% de aproveitamento e 85.690 passageiros da África do Sul para o Brasil com 72,64% de aproveitamento, totalizando 169.937 passageiros na rota.

Em maio de 2016 a Avianca Brasil anunciou que implementou um acordo de code-share também com a South African Airways, sua parceira na aliança global Star Alliance. A empresa recebeu em 2 de dezembro a primeira das cinco aeronaves Airbus A330-300 compradas da Airbus. O A330-300 tem autonomia para até 15 horas de voo e 11.750km (6.350 milhas náuticas), configurado para 203 assentos na classe econômica e 46 na business class.

Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 41ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “4 Star Arline Skytrax”.

Companhia Integrante da Aliança Star Alliance

Veja abaixo as empresas integrantes.
Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airline, Austrian, Avianca, Avianca no Brasil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Eva Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, THAI, Turkish Airlines e United.

South African Airways - Voos Partindo do Brasil

Atualizado em 13 de abril de 2017
OrigemDestinoFrequências SemanaisAeronaveVigência (Observação)
São Paulo (GRU)Johannesburg7Airbus A330-200
São Paulo (GRU)Johannesburg3Airbus A340-300

South African Airways - Frota

Atualizado em 08 de Abril de 2017
AeronaveOperacionalEncomendadosOpções de CompraCarta de Intenções
Airbus A319-1308
Airbus A320-230123
Airbus A330-2006
Airbus A330-30042
Airbus A340-313X8
Airbus A340-6429
Boeing 737-3002
Boeing 737-800NG6
Total555
Empresas Aéreas

More in Empresas Aéreas

Azul Linhas Aéreas Brasileiras (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)20 de abril de 2017

Latam Airlines Paraguay (Paraguai)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Avior Airlines (Venezuela)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Kalitta Air (USA)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806