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TAM Fidelidade bate a marca dos 10 milhões de clientes associados

TAM Fidelidade bate a marca dos 10 milhões de clientes associados
O programa de fidelização de clientes da TAM Linhas Aéreas, o TAM Fidelidade, alcançou 10 milhões de clientes cadastrados. Criado em 1993, ele foi o pioneiro entre as empresas aéreas do Brasil e, desde então, já distribuiu mais de 20 milhões de bilhetes por meio do resgate de pontos.

Para celebrar a conquista, a TAM preparou uma campanha de divulgação do seu programa de passageiro frequente e uma promoção especial para todos os clientes TAM Fidelidade, que poderão resgatar passagens aéreas domésticas a partir de 6 mil pontos Multiplus*. A empresa também disponibilizou mais assentos para o resgate, com o objetivo de permitir que o maior número possível de clientes possa participar da iniciativa.

O resgate promocional é válido para voos TAM entre cidades brasileiras a serem realizados até 31 de dezembro de 2012, conforme disponibilidade.

“Queremos agradecer a todos os nossos clientes por essa conquista. Já são quase 20 anos de TAM Fidelidade e todos esses números simbolizam a grande confiança que se deposita em um programa com a marca e o serviço da maior companhia aérea do Brasil”, afirma Renato Ramos, gerente de Marketing do TAM Fidelidade.

A TAM foi a primeira empresa aérea do Brasil a ter um programa de fidelização de clientes. Hoje, a companhia registra uma média de mais de 10 passagens-prêmio emitidas por minuto e o TAM Fidelidade é o mais completo programa de fidelização de uma companhia aérea do país. Graças aos acordos da TAM com empresas aéreas parceiras, ele oferece a possibilidade de resgate de bilhetes para mais de mil destinos no mundo.
“Temos um programa que permite ao cliente resgatar o bilhete até mesmo para o último assento livre dos voos da TAM. Foi assim que conseguimos chegar ao incrível número de mais de 20 milhões de passagens-prêmio emitidas até hoje”, explica Renato Ramos.
No início da década de 1990, uma campanha para “troca de cartões” entre a TAM e seus clientes permitiu que a empresa reunisse os dados de 70 mil cartões de visitas recebidos de seus passageiros. O sucesso da iniciativa do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, havia permitido montar o primeiro banco de dados dos clientes da empresa. Mais tarde, esses dados também alimentariam o primeiro banco de cadastrados no TAM Fidelidade.
Diferente dos demais programas do mercado, o TAM Fidelidade não utiliza o conceito de milhas, mas o de pontos. Isto permite ao cliente o acúmulo de um saldo independente da distância percorrida nos voos. O programa oferece, ainda, uma pontuação fixa para cada região atendida pela TAM, sendo que essa pontuação pode variar de acordo com o trecho do voo, a classe do assento e o perfil de passagem escolhidos pelo cliente.

Em 2009, o TAM Fidelidade ganhou ainda mais destaque depois que a TAM apresentou ao mercado a Multiplus, uma rede de programas de fidelização inédita no Brasil. No ano seguinte, a Multiplus se tornou a primeira empresa do segmento de fidelização a integrar a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. A rede, que permite acumular pontos provenientes de diversos programas de fidelização em uma só conta e resgatar prêmios em várias empresas, conta hoje com mais de 200 parceiros, incluindo o TAM Fidelidade.

Recentemente, logo após a criação do Grupo LATAM Airlines, o TAM Fidelidade também ganhou outro atrativo: os clientes associados do programa passaram a acumular e resgatar pontos em toda a malha aérea da LAN Airlines.
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