TAM realiza simulado especial de resgate de aeronaves | Portal Aviação Brasil
Notícias

TAM realiza simulado especial de resgate de aeronaves

TAM realiza simulado especial de resgate de aeronaves
Hara Fotógrafo

Hara Fotógrafo

A TAM Linhas Aéreas realizou o seu simulado anual para remoção de aeronaves danificadas em solo. A equipe de especialistas da companhia, denominada Recovey Team, está capacitada e preparada para exercer a função e disponível, inclusive, para qualquer evento com aeronaves no Brasil durante o período de junho e julho de 2014.

O exercício ocorreu no aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 4 e 5 de junho e fez parte do processo de certificação da IATP (International Airliners Technical Pool), associação de cooperação que reúne empresas aéreas de todo o mundo. Pelo acordo firmado com a entidade, todas as companhias associadas da IATP contam com o auxílio do equipamento e da equipe da TAM para resgates de aeronaves na América Latina. O serviço também está disponível para outras empresas aéreas e proprietários de aeronaves.

O Recovery Team da TAM é formado por 38 profissionais especializados em remoção de aeronaves danificadas que precisam ser retiradas estrategicamente da pista de aeroportos e ou em locais remotos. “Trata-se de uma operação delicada e precisa, já que o deslocamento não deve avariar ainda mais o avião ou o aeroporto”, diz Carlos Croba, diretor de Manutenção da TAM. “Para que a operação seja realizada com sucesso, este grupo é submetido a um extenso processo seletivo que inclui avaliações físicas e psicológicas. A equipe passa por cursos de sobrevivência na selva e de marinha, além de ter realizado um treinamento específico em Hamburgo, na Alemanha”, completa o diretor.

O grupo, que foi formado em 2011, dispõe de um conjunto de equipamentos para remoção de aeronaves. Conhecido como Recovery Kit, ele é capaz de remover aeronaves com até 150 toneladas, a maior parte dos aviões operados atualmente. Somados os pesos do conjunto para remoção e das roupas e mochilas especiais que permitem o atendimento do Recovery Team, o peso total dos equipamentos é de 25 toneladas.

Notícias

More in Notícias

Embraer atinge metas com entrega de 108 jatos comerciais e 117 executivos em 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Airbus bate metas para 2016

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Royal Air Maroc faz ajustes em voos no Brasil

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Azul fará Recife – Mossoró com ATR 72-600

Aviação Brasil (Redação)12 de janeiro de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806