Empresas Aéreas

TAM Airlines (ex-Mercosur) (Paraguai)

TAM Airlines (ex-Mercosur) (Paraguai)

Em 1º de setembro de 1996, através da empresa ARPA – Trans America Linea Aerea, o Comandante Rolim Adolfo Amaro adquiriu 80% das ações da LAPSA, Lineas Aereas Paraguayas SA, que estavam de posse de um grupo equatoriano.

Neste momento, o nome da empresa mudou de LAPSA para TAM Mercosur, utilizando-se o mesmo padrão de pintura das aeronaves da TAM Linhas Aéreas, do Brasil. A frota estava composta de jatos Fokker 100 e acordos foram feitos com as empresas Aerolineas Argentinas, Lan Chile e Pluna.

As rotas não rentáveis foram cortadas e serviços para cidades menores estavam sendo atendidas por aeronaves Cessna Caravan vindos da Arpa, adquirida pela TAM Mercosur no final de 2002. No Brasil, a empresa realizava conexões com os voos da TAM Linhas Aéreas, para todo o território brasileiro, a partir da cidade de São Paulo.

Em 1 de julho de 2003 passou a operar de Assunção para Curitiba e de Cidade do Leste para Buenos Aires. Em 10 de julho de 2006, a TAM Mercosur iniciou a operação de duas novas frequências internacionais diárias ligando o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às cidades de Assunção e Buenos Aires. A TAM Mercosur passou a utilizar os Airbus A320 na operação de voos diários do Rio de Janeiro para Assunção e Buenos Aires em 22 de dezembro de 2006.

Iniciou em 29 de março de 2007 a operação de um novo voo internacional diário ligando São Paulo à cidade de Córdoba, na Argentina. A empresa recebeu também uma certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. O certificado foi concedido em cerimônia realizada na sede da TAM Mersosul, em Assunção, no Paraguai, com a presença de executivos da empresa e da IATA. Em 2008 deixou de operar com as aeronaves Fokker 100 passando exclusivamente a operar com aeronaves Airbus.

Desde março de 2009 TAM Airlines é a nova denominação da TAM Mercosur, segundo as diretrizes de reposicionamento da marca que acompanham a expansão do Grupo TAM no mercado internacional.

No início de 2016, em função da junção do Grupo Lan e Tam, seu novo nome passou a ser Latam Airlines Paraguay.

 

 

Empresas Aéreas

More in Empresas Aéreas

Azul Linhas Aéreas Brasileiras (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)20 de abril de 2017

Latam Airlines Paraguay (Paraguai)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Avior Airlines (Venezuela)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Kalitta Air (USA)

Aviação Brasil (Redação)13 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806