Foto: Enos Moura Filho

19 de abril, marca os 45 anos de ligação contínua entre o Estado de Pernambuco e Portugal, através dos voos da TAP.

“Esta é uma data muito especial para nós da TAP, pois marca os 45 anos de uma ligação ininterrupta entre Recife e Lisboa, através dos nossos vôos. Apesar de todas as adversidades que possam ter ocorrido ao longo deste período,  a TAP sempre investiu e acreditou no potencial do Estado de Pernambuco”, afirma Mario Carvalho. diretor da TAP para América do Sul.

Em abril 1967, 45 anos, aconteceu o voo inaugural a jato da TAP – Lisboa / Recife / Lisboa às 2 horas da madrugada, na aeronave B707, CS-TBA, “Santa Cruz” com cerca de 50 convidados.

No ano de 1999 eram quatro voos semanais, no ano de 2000 passaram para cinco voos semanais e em 2002, na alta temporada, a frequência passou a ser diária, mantendo-se até hoje.

Já nos dois primeiros meses de 2012, a TAP registrou um aumento de 2% de passageiros transportados em relação ao mesmo período de 2011. No ano passado foram transportados 150.000 passageiros. Desse volume 43% foi originado no Brasil e é expressivo o número de europeus desembarcados em Pernambuco, principalmente portugueses (24%), italianos (21%), espanhóis e franceses (9%) entre outros.

“Através destes números, temos a certeza de estarmos contribuindo para o desenvolvimento turístico e socieconômico do Estado de Pernambuco e de todo o Nordeste. Os europeus que conhecem esta região ficam encantados e sempre retornam, em função das belezas naturais e da conhecida hospitalidade do povo nordestino”, completa Carvalho.

Os vôos que ligam Recife a Europa são diários e operados pelas aeronaves Airbus A330, com capacidade para 259 passageiros, o que se traduz numa capacidade de transporte de mais de 10.360 passageiros/mês, nos dois sentidos. Com saídas às 23h25 e chegada a Lisboa às 10h.