Aeroportos (Noticias)

Viracopos é eleito pela terceira vez o melhor aeroporto do país

Viracopos é eleito pela terceira vez o melhor aeroporto do país

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, foi eleito pela terceira vez o melhor terminal aéreo do país na última pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). O estudo entrevistou 13.384 usuários, no embarque e desembarque, dos 15 principais aeroportos do Brasil nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,38, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 15 aeroportos foi de 4,14. Dos 48 itens indicadores pesquisados, Viracopos teve nota acima da média em 38 deles.

Os destaques do aeroporto nos 48 indicadores foram: tempo de fila no check-in (nota 4,92), disponibilidade de carrinhos de bagagem (4,90), cordialidade de funcionários de check-in (4,87), disponibilidade de meio-fio (4,85), eficiência dos funcionários do check-in (4,79), cordialidade dos funcionários na emigração (4,77), cordialidade dos funcionários na inspeção de segurança (4,77), rigor na inspeção de segurança (4,70) e tempo de fila de emigração (4,70).

Para o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster, essa nova conquista não seria possível sem o envolvimento e a integração dos agentes públicos, das companhias aéreas e do aeroporto. “Trabalhamos continuamente para tornar a experiência de voar por Viracopos cada vez melhor. Esse resultado nos estimula a aperfeiçoar os nossos serviços e, assim, conquistar o objetivo de ser o maior e melhor aeroporto da América Latina”, disse.

A pesquisa da SAC é realizada trimestralmente desde o início de 2013 e essa foi a melhor nota geral de Viracopos. Na pesquisa anterior, o aeroporto obteve 4,29. “Desde a primeira pesquisa divulgada pela SAC, estudamos os resultados atingidos por Viracopos e identificamos pontos em que podemos melhorar. O grau de satisfação do passageiro com as diversas áreas e serviços do aeroporto é o melhor parâmetro que podemos ter para avaliar nosso trabalho”, ressaltou o diretor de Operações, Marcelo Mota.

O aeroporto de Viracopos já havia sido reconhecido como o melhor aeroporto do Brasil na pesquisa da SAC do último trimestre de 2013 e no último trimestre de 2014.

Para a pesquisa, foram entrevistados em Viracopos 35% dos passageiros de voos internacionais e 65% dos voos domésticos.

A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC/PR, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO e da Praxian Consultoria Ltda., empresa contratada pela SAC/PR mediante licitação pública, para a coleta de dados.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 15 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.

Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado

Aviação Brasil (Redação)18 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Aviação Brasil (Redação)6 de maio de 2017

Aeroporto de Uberaba

Aviação Brasil (Redação)14 de abril de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas)

Aviação Brasil (Redação)12 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806