Aeroportos (Noticias)

Viracopos é o primeiro aeroporto do país a receber voos do Boeing 747-8F

Viracopos é o primeiro aeroporto do país a receber voos do Boeing 747-8F
Foto: Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos

Foto: Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi o primeiro terminal do país a receber um voo de uma aeronave Boeing 747-8F, uma das maiores do mundo. O cargueiro da Atlas Air fez um pouso-teste para homologação da aeronave hoje.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, gestora do terminal, realizou uma série de estudos técnicos para conseguir autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de receber aviões da categoria F.

Além disso, ações de melhorias foram realizadas, como readequação da pista, da sinalização e de equipamentos de navegação aérea e aumento da capacidade do reservatório elevado de água para 32.300 litros, atingindo a Categoria 10 de Capacidade de Combate a Incêndio.

“Ações como essa reafirmam o compromisso da concessionária em tornar Viracopos o maior e mais moderno aeroporto da América Latina”, afirma o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.

Existem apenas duas aeronaves no mundo que se enquadram na categoria F: o Boeing 747-8 e o Airbus A-380. As aeronaves da categoria F possuem, entre as extremidades da asa, entre 65m e 80m. O Boeing 747-8F tem 68,5m de envergadura, transporta até 854,3m³ de carga, tem 76,4m de cumprimento e mede 19,5m de altura.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos iniciou, em 31 de agosto de 2012, a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. O novo prédio terá 28 pontes de embarque e capacidade para atender confortavelmente 14 milhões de passageiros/ano. Também estão sendo construídos um edifício-garagem com capacidade para  4 mil veículos e sete posições remotas de estacionamento de aeronaves, além da readequação do sistema viário do sítio aeroportuário.

As ações fazem parte do primeiro ciclo de investimentos da concessionária no aeroporto de Campinas, demandaram investimento no valor de R$ 2,06 bilhões e serão finalizadas em maio de 2014.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado

Aviação Brasil (Redação)18 de maio de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Aviação Brasil (Redação)6 de maio de 2017

Aeroporto de Uberaba

Aviação Brasil (Redação)14 de abril de 2017

Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas)

Aviação Brasil (Redação)12 de abril de 2017

Copyright © 2017 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806