Viracopos recebe supercaminhão de bombeiro | Portal Aviação Brasil
Aeroportos (Noticias)

Viracopos recebe supercaminhão de bombeiro

Viracopos recebe supercaminhão de bombeiro
RR3A9245 Bombeiros Viracopos

Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu hoje, dia 3 de setembro, o primeiro “supercaminhão” de bombeiro adquirido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O veículo é dos mais modernos do mundo e chega para reforçar ainda mais a segurança dos passageiros e dos aviões.

O caminhão, fabricado pela Rosenbauer, é do modelo Panther 6×6, um dos mais eficientes do mundo. De acordo com a tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Carro de Combate a Incêndio (CCI) pertence ao tipo 5, em uma escala que vai de 1 (menor) a 5 (maior).

O modelo já é usado nos principais aeroportos da Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Na cabine do veículo cabem até 4 bombeiros.

Com velocidade média de 115 km/h, motor com 740 cavalos e aceleração de 0-80 km/h em 30 segundos, o veículo tem tração nas seis rodas e comporta 12.500 litros de água, 1.500 litros de Liquido Gerador de Espuma (LGE) e 250 kg de Pó Químico BC. A viatura pesa 35 toneladas carregado e o alcance do jato do canhão superior atinge, em média, 110 metros.

O Panther 6×6 é totalmente automatizado e conta com recursos de alta tecnologia, como computador de bordo, iluminação própria, câmera com infravermelho e visão térmica e sistema eletrônico de controle de agentes extintores.

“Investir na segurança operacional é uma das principais preocupações da Aeroportos Brasil Viracopos. Com esse novo veículo, garantimos a categoria dez de segurança contra incêndio em aeroportos, que é a mais alta existente e que permite ao aeroporto receber aviões de grande porte”. disse o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. “Seguindo este caminho, iremos fazer de Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina”, explicou.

O caminhão veio para o Brasil de navio, chegou ontem, dia 2, ao Porto de Santos e foi de carreta para Viracopos. A concessionária já adquiriu o segundo caminhão do mesmo modelo com a Rosenbauer, que chega ainda em 2013.

Aeroportos (Noticias)

More in Aeroportos (Noticias)

O potencial dos aeroportos leiloados de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto de São Luís ganha nova sala de embarque

Aviação Brasil (Redação)22 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Belém

Aviação Brasil (Redação)17 de março de 2017

Aeroporto Internacional de Navegantes/Vitor Konder

Aviação Brasil (Redação)9 de março de 2017

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806