Aerolineas Argentinas (Argentina)

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LV-CYJ (4a)

A Aerolineas Argentinas, em 2013, transportou 4 milhões de passageiros, com um crescimento de 4,9%, e o aproveitamento médio de suas aeronaves ficou em 76,0%.

A empresa foi criada em 3 de maio de 1949 através do conglomerado de 4 empresas (ALFA, ZONDA, FAMA e Aeroposta). A Aeroposta da Argentina, que havia sido criada em 1928 para operar vôos de passageiros e correios entre Bahia Blanca e Comodoro Rivadavia, além de uma rota para o Paraguai criada em 1929. Alfa, criada em maio de 1946 mas que já operava desde 1939 como Corporacion. Esta empresa possuia uma frota de Douglas DC-3 comprados após a II Guerra Mundial. Um detalhe é que a ALFA foi a primeira empresa estrangeira a comprar um avião britânico pós guerra. FAMA – Flota Aerea Mercante Argentina, fundada em 8 de fevereiro de 1946, com participação do Estado. A FAMA voou com Douglas DC-4 para Londres, Roma e Madrid. Sua frota ainda teve aeronaves Douglas DC-6, Avro Lancastrians, Avro Yorks e Vikings. Finalmente a ZONDA, Zonas Oeste y de Norte Aerolineas Argentinas, fundada em 23 de fevereiro de 1946, operando vôos entre Buenos Aires e Salta com Douglas DC-3 e Convair 240.

Em 1947 chegava ao Brasil. Conhecidas as quatro empresas que deram origem a Aerolineas Argentinas, esta empresa começou então a operar com uma frota muita diversificada. Em 21 de março de 1950 seu Douglas DC-6 fazia a primeira linha internacional, para Nova York, substituíndo o DC-4 da FAMA. Em setembro de 1950 os Convair CV-240 da ZONDA passaram a atender Cordoba, Mendoza e Santiago. Somente em 7 de dezembro de 1950 é que a Aerolíneas conseguiu realizar toda a integração de rotas. No início de 1953 o Douglas DC-4 abriu um novo serviço para a Santa Cruz de la Sierra que foi extendida a Lima, no Peru, um ano após. Em abril de 1958 a Aerolineas encomendou 6 De Havilland Comet IV. Em 16 de abril de 1959 a Aerolineas introduzia o conceito do avião a jato no país, com o De Havilland Comet IV, na rota Buenos Aires – Santiago. Em 19 de maio os Comet IV passaram a voar paraa Roma, Frankfurt, Paris e Londres, com escalas no Rio, recife, Dakar e Madrid, e em 7 de junho iniciou a linha de New York via Rio e Port of Spain.

Em 14 de março de 1961 a Aerolineas encomendou 9 Avro 748 e 3 Sud Caravelle. Em 15 de fevereiro de 1962 a empresa começou a operar o Avro 748 em substituição aos Convair 240 na linha entre Buenos Aires e Punta del Este e em 2 de abril Bahia Blanca. Em 15 de fevereiro de 1965 encomendou 4 Boeing 707-320B que chegaram em 15 de dezembro de 1966 para operar as linhas internacionais (new York foi o primeiro destino em 3 de abril de 1967) no lugar dos Comet IV, que operaram em linhas regionais da empresa até o início dos anos 70. Em 1967 foram encomendados 2 NAMC YS-11 e 6 Boeing 737-200. Em 1968 a Aerolineas operou dois NAMC YS-11 Samurai, de procedência japonesa. Em fevereiro de 1969 a empresa passou a voar para Los Angeles com escalas em Lima – Bogotá e México. Em meados dos anos 60 o Boeing 727-200 se apresenta as rotas domésticas.

Em 2 de abril de 1973 a Aerolineas passou a voar para Capetown, na África do Sul, em vôos quinzenais. Em 6 de maio de 1973 Miami começou a ter vôos sem escalas. Em janeiro de 1975 comprou dois Boeing 747 que chegaram em 1977 para substituir o Boeing 707 em algumas rotas. No início de 1975 chegaram 3 Fokker F28 para substituir os Avro 748. Em dezembro de 1978 chegou o primeiro Boeing 727-200 para operar em rotas domésticas de maior densidade.

Em abril de 1981 a empresa iniciou vôos com Boeing 747SP na rota Buenos Aires – Auckland, na Nova Zelândia. Em setembro daquele ano o vôo transpolar tronava-se diário e seria realizado pelo Boeeing 747-200B. Em dezembro de 1988 começa a voar para Sydney, na Austrália e atendia São Paulo com dois vôos diários.

Em 21 de Novembro de 1990, 30% de seu controle acionário é vendido para a Ibéria, da Espanha. Em 1991 encomendou 4 McDonnell Douglas MD-88. Em 1992 algumas linhas domésticas foram passadas para a Austral e uma demissão de 1000 funcionários foi realizada.

Em 1994, chegaram os Airbus A310, vindos da Delta Airlines, para operar em rotas latino americanas. Estas aeronaves operaram até Maio de 2000. Em 1996 a empresa criou um hubby em Miami que permitia sua operação no Canadá e Caribe através de rápidas conexões utilizando um Boeing 727-100 arrendado da Av Atlantic e transferiu 6 Boeing 727-200 para a Viasa. Em 1997 a Ibéria reduziu sua participação na empresa. Em maio de 1999 criou a Aerolineas Argentinas Express, que ligava Córdoba com mais 10 destinos domésticos, voando com BAe Jetstream 32. O projeto durou até junho de 2001, quando a AeroVip suspendeu suas operações como Aerolineas Argentinas Express.

Em 1999 a Aerolíneas encomendou 12 Airbus A340, sendo 4 da versão 200, 2 da versão 300 e 6 da versão 600. No final do ano 2000 a Ibéria retirou sua participação da empresa. Neste mesmo ano a empresa retirou dois Airbus A 310 de operação.

Em Julho de 2001 chegou a suspender boa parte de seus vôos, inclusive São Paulo, Rio de Janeiro, New York, Los Angeles e a rota transpolar para a Austrália. Em janeiro de 2002 retomou os voos internacionais suspensos. Em março de 2002 reiniciou os vôos para New York e em junho para Madrid com o Airbus A340-200. Em 2003 lançou a Aerolineas Argentinas VIP, com serviços executivos a bordo do Boeing 737-200.

Em 2004, dentro de um plano de investimentos, encomendou quatro Boeing 747-400 e 45 Boeing 737-300 e 737-500. Em junho de 2005 a empresa lançou a companhia Aerolineas del Peru, com 49% das ações com o grupo Marsans e 51% com empresários peruanos.

No início de agosto de 2006 o grupo Marsans encomendou 22 aeronaves A330 da Airbus, sendo que 10 delas seriam utilizadas na Aerolineas Argentinas, fato que não se concretizou em razão da saída da Marsans em 2008. Realizou acordo de interline com a Gol em julho de 2007. Em 2008 o governo assumiu o controle da empresa para evitar uma paralisação de suas atividades. Aeronaves como os Boeing 737-200 e os Airbus A310 foram retirados visando reestruturação e economia.

Em 2010 adquiriu 20 aeronaves Airbus A330/A340 do fabricante que gradativamente foram chegando a frota da empresa. Boeings 737-700 foram arrendados da Gecas. Em 31 de janeiro de 2012 ocorreu  o último voo com um Boeing 747 após três décadas de operação.  Neste mesmo ano passou a fazer parte da aliança SkyTeam.

Voos vigentes da Aerolineas Argentinas no Brasil:

Aerolineas Argentinas - Voos vigentes

Nº VOOEquip.FrequênciaQtde AssentosHorário PartidaARPT OrigemHorário Chegada ARPT DestinoData
Vigência
1244B737Ter, Sex,Dom14016:15Buenos Aires - Aeroparque18:55São Paulo (GRU)
1245B737Ter, Sex,Dom14019:40São Paulo (GRU)22:40Buenos Aires - Aeroparque
1248B737Diário14019:25Buenos Aires - Aeroparque22:15São Paulo (GRU)
1249B737Diário14005:40São Paulo (GRU)08:50Buenos Aires - Aeroparque
1252B737Diário14011:25Buenos Aires - Aeroparque14:20RJ - Galeão
1253B737Diário14015:16RJ - Galeão18:20Buenos Aires - Aeroparque
1254B737Diário14011:25Buenos Aires - Aeroparque14:20RJ - Galeão
1255B737Diário14015:16RJ - Galeão18:20Buenos Aires - Aeroparque
1256B737Diário14015:16Buenos Aires - Aeroparque18:20RJ - Galeão
1257B737Quinta e Sábado14019:50RJ - Galeão23:15Buenos Aires - Aeroparque
1268B737Diário Exceto Terça14021:45BUENOS AIRES - Ezeiza01:15Pres. Juscelino Kubitschek
1269B737Diário Exceto Quarta14001:55Pres. Juscelino Kubitschek05:55BUENOS AIRES - Ezeiza
1292B737Diário Exceto Quinta14006:40Buenos Aires - Aeroparque09:25RJ - Galeão
1293B737Diário Exceto Quinta14010:06RJ - Galeão13:45Buenos Aires - Aeroparque
1910B737Diário, Exceto Quarta17022:30BUENOS AIRES - Ezeiza02:55Salvador01-01-2015
1911B737Diário Exceto Quinta17003:40Salvador08:20BUENOS AIRES - Ezeiza01-01-2015
1270B737Diário14007:25Buenos Aires - Aeroparque10:25Florianópolis01-01-2015
1271B737Diário14011:05Florianópolis12:15Buenos Aires - Aeroparque01-01-2015
1278B737Diário14019:00Buenos Aires - Aeroparque22:00Florianópolis01-01-2015
1279B737Diário14022:40Florianópolis23:50Buenos Aires - Aeroparque01-01-2015

Dados Operacionais:

EmpresaAnoPassageiros(%)Load Factor (%)Assentos Ofertados(%)Demanda de Assentos(%)
Aerolineas Argentinas20134.594.6204,9%76,0%16.000.00010,0%12.000.0007,8%
Aerolineas Argentinas20124.380.0009,5%76,5%8.512.9201,2%11.128.0004,7%
Aerolineas Argentinas20114.000.0004,2%72,9%7.836.7503,7%10.750.0003,7%
Aerolineas Argentinas20103.832.00059,6%72,9%7.546.79010352.550
Aerolineas Argentinas20092.400.000-17,2%71,0%10.799.438-11,8%7.700.000-13%
Aerolineas Argentinas20082.900.000-6,5%72,0%12.246.000-8,3%8.847.000-15,8%
Aerolineas Argentinas20073.100.00029,2%79,0%13,354.00051,7%10.503.00049,9%
Aerolineas Argentinas20062.400.00080,0%8.805.2767.009.000

Sua frota está composta por:

AeronaveOperacionalEncomendadosOpções de CompraCarta de Intenções
Airbus A330-20044
Airbus A340-2001
Airbus A340-3007
Airbus A340-50001
Boeing 737-700NG22
Boeing 737-800NG12