Cubana (Cuba)

Filed under Empresas Aéreas, Internacionais no Brasil

Uma empresa que nasceu sobe denominação de Compania Nacional Cubana de Aviacion Curtiss em 8 outubro de 1929. Iniciou voos em 1930 utilizando um Ford 4-AT. Em 6 de maio de 1932 a Pan American adquiriu a empresa e passou a se chamar Compania Nacional Cubana de Aviacion. Em 1945, renomeou-se para Compania Cubana de Aviacion e realizou seu primeiro vôo internacional com um Douglas DC-3, tendo como destino a cidade americana de Miami. Em 26 de abril de 1948, com um Douglas DC-4 alugado da Panam, a Cubana realizou seu primeiro vôo trans-atlântico, ligando Havana a Madrid, com escala em Açores.

Em maio de 1953 a Cubana foi autorizada a voar para New York e também a realizar as linhas Miami – Varadero, Havana – Porto Príncipe e Havana – México. A empresa chegou a comprar 3 Lockheed 049 Constellations para operar as linhas.

Em 22 de novembro de 1954 a Cubana introduziu o Lockheed L1049A Super Constellations nas linhas de Madrid e México. Um modelo 1049G chegará pouco tempo depois e entrara diariamente em uma linha para New York em 14 de março de 1956. Em dezembro de 1955 a Cubana comprou 3 Vickers Viscounts que entraram em serviço em 25 de maio de 1956.

As aeronaves britânicas causaram boa impressão na Cubana e em agosto de 1958 a empresa decidiu comprar dois Bristol Britannia que entraram em operação na linha do México e na linha de New York em 22 de dezembro de 1958.

Em 1959 o governo de Cuba reorganizou a empresa como Empresa Consolidada Cubana de Aviacion e aeronaves russas passaram a ser utilizadas. Para os serviços internacionais chegaram os aviões Ilyushin IL-18 e para os voos de curta distância os Ilyushin IL-14 e Antonov AN-24, sendo este introduzido a frota em 1960.

Em 26 de junho de 1971 a Cubana chegaria a Santiago do Chile com escala em Lima. Em 24 de abril de 1972 o primeiro jato chegava a frota da Cubana e era um Ilyushin IL-62 que entrou em operação para Madrid, via Açores. Os IL-62 substituíram também os Britannia na rota Havana – Praga em 19 de setembro de 1972 e inauguraram serviços para Berlin em 3 abril de 1973.

Os Ilyushin IL-18 trabalharam em rotas mais curtas e atenderam as cidades de Georgetown, Guyana, Port of Spain e Bridgetown em 3 de outubro de 1973. Para as linhas domésticas a Cubana recebeu os IL-18 e Antonov 24 que substituíram os IL-14 recebidos no início dos anos 60. Ainda chegaram as aeronaves Tupolev Tu-154 e os pequenos Yakovlev Yak-40 e Yak 42 para curtas distâncias. Em fevereiro de 1976 a Cubana alugou da Air Canada um Douglas DC-8-43.

Com o fim da União Soviética no final dos anos 80, aeronaves ocidentais voltaram a frota da empresa e um Douglas DC-10, da AOM, foi constantemente utilizado na empresa, assim como o Fokker F27.

Em 1993, após o acordo bilateral entre Brasil e Cuba, a empresa começou a operar a rota Havana – Barbados – São Paulo com Illyushin IL-62 uma vez por semana. Em 1997 arrendou uma aeronaves Douglas DC-10-30 da AOM e Boeing 767-300ER para operar linhas para a Europa. Em 1999 realizou na rota de São Paulo a troca da aeronave Ilyushin 62 por Airbus A320 que foi novamente trocada em 2000 por um Douglas DC-10-30. No ano de 2002 a Cubana voltou mais uma vez a introduzir o velho Ilyushin IL-62 na rota. Em 2004 suspendeu seu voo para São Paulo. Em 2005 sua frota estava composta por 1 ATR 42-300, 6 Antonov 24, 4 Ilyushin 62, 2 Ilyushin 96-300 e 3 Yakolev 40. Em agosto daquele ano encomendou 3 Antonov AN 148-100. Em 2007 recebeu o novo Tupolev TU-204, sendo dois exemplares para passageiros e um para carga.

No de 2013 voltou a atender São Paulo, com um voo semanal, alternando o equipamento entre o Tupolev 204 e o Airbus A320.

Atende as cidades de Bogotá, Caracas, Camaguey, Cancun, Cienfuegos, Fort de France, Guantanamo, Houguin, Madrid, México, Montreal, Moscou, Paris, Roma, San José, Santa Clara, Santiago de Cuba, Santo Domingo, São Paulo, Toronto e Varadero.

Frota atual: 02 Airbus A320-200, 01 ATR 42, 05 Antonov AN-24RV, 04 Antonov An-26 Cargo, 02 Antonov An-158, 01 Ilyushin IL-62M, 03 Ilyushin IL-96-300, 02 Tupolev TU-204, 02 Tupolev TU-204 Cargo e 01 Yakolev YAK 42D.

Cubana - Voos Vigentes e Charters

EmpresaNº VOOEquip.FrequênciaAssentosHorário PartidaARPT OrigemHorário ChegadaARPT DestinoVigência
CUB352T204Quarta17616:20Havana02:50SP - Guarulhos
CUB353T204Quinta17604:50SP - Guarulhos09:10Havana
CUB1350IL96Sexta26215:00Havana00:05BrasíliaOnly 7/11
CUB1351IL96Sábado26202:05Brasília07:10HavanaOnly 8/11
CUB1354IL96Sexta26210:00Havana20:00SalvadorOnly 14/11
CUB1354IL96Sexta26221:59Salvador01:45ManausOnly 14/11
CUB1355IL96Sábado26203:15Manaus08:20HavanaOnly 15/11
CUB1356IL96Sábado26211:00Havana20:20FortalezaOnly 8/11
CUB1357IL96Sábado26222:20Fortaleza03:55HavanaOnly 8/11