Cruzeiro do Sul (Brasil)

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Empresa: Cruzeiro do Sul (Brasil)

Descrição: A Cruzeiro do Sul teve origem em 1927 como Syndicato Condor. Pouco depois que o Syndicato Condor mudou seu nome para Serviços Aéreos Condor Ltda. e com a demissão dos funcionários alemães, tornou-se seu presidente o Dr. José Bento Ribeiro Dantas, que ja exercia o cargo de consultor jurídico da empresa.

O nome da empresa foi mudado para Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda em janeiro de 1943, como vimos, e em fevereiro o primeiro DC-3 chegou ao Brasil para demonstrações. Em março o avião voltou aos Estados Unidos, mas levando como passageiros o Dr. Jose Bento Ribeiro Dantas e o Engenheiro L. Amorim, já para fazer o curso de manutenção do aparelho. No fim do mesmo mês o Dr. Bento Ribeiro assinou o contrato de compra do avião e de treinamento de 25 técnicos brasileiros.

O primeiro DC-3 chegou ao Brasil no dia 24 de setembro de 1943, trazendo peças de reposição, e os outros três antes do fim do ano. Urn deles recebeu o prefixo PP-CBT e o nome América do Norte.

O novo aviao começou a operar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, mas, como os aparelhos usados ate entao eram hidroaviões, enquanto não foi montada uma base de manutenção no aeroporto era ele levado, em uma espécie de ferry-boat, até a base situada no Caju, na Baia da Guanabara.

Com algumas dificuldades em operar o DC-3 o Junkers JU-52/3ms realizou vôos entre Porto Velho e Boa Vista. No final de 1944 de Manaus para Boa Vista, Santa Elena, Ciudad Bolivar e Caracas. Em 1945 resultou no vôo Rio – Caracas em conjunto com a Linea Aeropostal Venezoelana. Criou linhas de Goiânia para Belém passando pelo Vale do Araguaia e Tocantins. Avançou em cidades ao norte do Paraná e sudoeste de São Paulo. Expandiu a rota de Bao Vista até Georgetown, na Guiana Francesa, e d Santo Antônio do Oiapoque até Caiena. Iniciou também a rota Belém – Santarém – Manaus. Ainda nesta época adquiriu as empresas SAVAG e Catarinense.

Em 2 de outubro de 1947 o governo brasileiro autorizou a Cruzeiro a explorar a rota para os Estados Unidos, mais precisamente San Juan, New York e Washington. Para isso recebeu em 2 de maio de 1946 três Douglas DC-4. A Cruzeiro nunca operou regularmente a rota porque o governo brasileiro negava-se a subvenção. Diante desse motivo, em 1949, a Cruzeiro vendeu os DC-4 e adquiriu quatro Convair CV-340. Em maio de 1952 o governo brasileiro repassou a autorização da rota Brasil – Estados Unidos à Varig.

Fora das rotas internacionais de longo alcance a Cruzeiro empregou os Convair em rotas domésticas. Em 1958 comprou oito Fairchildo C-82 Cargueiro.

Em janeiro de 1963 chegava o primeiro Caravelle, de uma encomenda de quatro aeronaves. Com a falência da Panair a Cruzeiro passou a operar mais três Caravelles, ex-Panair, e cinco Catalina. Em 1968 a empresa encomendou quatro Boeing 727-100 que iniciaram operação em 3 de janeiro de 1970 nas rotas Rio – Brasília e Rio – Buenos Aires.

Em janeiro de 1975 a Cruzeiro passou a operar o Boeing 737-200, mesmo ano que a Varig passou a controlar a companhia. Em 10 de março de 1979 a Cruzeiro encomendou dois Airbus A300B4 que foram entregues em 28 de junho de 1980.

Em 14 de junho de 1983 passoua operar de Manaus para Port of Spain e Bridgtewon.

Em 1985 transportou 2.272 milhões de passageiros com 63,9% de aproveitamento em suas 14 aeronaves. Em 1986 este número subiu para 2.582.743 passageiros nas linhas domésticas.

Em 1986 sua frota estava composta por 2 Airbus A300B4, 6 Boeing 727-100 e 6 Boeing 737-200 com 76% de aproveitamento nos vôos domésticos e 71% nas linhas internacionais.

Em 1987 operava internaacionalmente nas cidades de Buenos Aires, com Airbus A300, no vôo CZS 930, e também para Montevideo, no Uruguai, La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Iquitos, no Peru, Paramaribo e Caiena, nas Guianas, e Barbados e Port of Spain, alcançando 60% de aproveitamento nestas rotas e 69% nas linhas domésticas.

Em 1988 a empresa chegou a Puerto Ordaz, na Venezuela, e transportou 2.676.099 passageiros em suas linhas domésticas. Em março vendeu um de seus Airbus A300B4.

Em 1992 a Fundação Rubem Berta incorporou todas as ações da Cruzeiro do Sul, das quais tinha 77% e 99% das ações com direito a voto. 1º de janeiro de 1993 a Cruzeiro deixou de existir oficialmente.

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Fundação: 1927 – 01/01/1993

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Palavra-chave: Cruzeiro do Sul

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