NAB – Navegação Aérea Brasileira (Brasil)

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Empresa: NAB – Navegação Aérea Brasileira (Brasil)

Descrição: Em 28 de fevereiro de 1940 foi constituída a diretoria da NAB através de uma assembléia para este propósito. Em maio seus diretores encomendaram 2 Beechcraft 18 que chegaram de navio ao Rio de Janeiro em 2 de janeiro de 1941. O prefixo das aeronaves era PP-NAA e PP-NAB.

Em 28 de março de 1941 operou sua primeira linha, ligando o Rio de Janeiro a Belo Horizonte, Bom Jesus da Lapa, Petrolina e Recife, antes de ser aprovada as operações da empresa, que deu-se em 5 de maio.

Em setembro de 1941 a companhia iniciou uma linha para a capital pernambucana pelo litoral, mas nao pode mante-la, por nao contar com o apoio da infra-estrutura terrestre exigida por sua frota, que, na ocasiao, além dos 2 Beechcraft 18 vindos dos Estados Unidos, já contava também com 1 Beechcraft 17 e 1 Fairchild 24.

Com subsídios do governo, recebidos em 1941 e 1942 a empresa expandiu sua frota comprando 2 Lockheed Loderstar e 1 Stinson Reliant. Naquele ano de 1942 a NAB transportou 2.384 passageiros e expandiu serviços para Bom Jesus da Lapa – Teresina e Belem. Em 1944 e 1945 recebeu novos subsídios do governo e comprou mais 3 Loderstar. Em maio de 1946 comprou dois Douglas DC-3 e em 1947 outro.

Em março de 1948 a NAB suspendeu suas operações por dificuldades financeiras, apesar da ajuda do governo com os subsídios. Em setembro de 1948 a NAB teve sua falência decretada.

Curiosamente após março de 1948 o governo assumiu as operações da NAB, talvez para tentar livrar a barra daqueles que forneceram os subsídios da empresa. Dois Douglas DC-3 foram arrendados para a Linha Aérea Transcontinental Brasileira e o outro passou a voar entre o Rio de Janeiro, Montes Claros, Governador Valadares e Vitória.

Em 1954 a situação da empresa era muito grave e Dilvo Peres, juntamente com a Panair do Brasil, começaram a reerguer a empresa. Em 1957 a empresa adquiriu 2 Curtiss C-46 e passou por total reestruturação. Em 1958 comprou 10 Douglas DC-3 da Panair do Brasil, com a qual realizou acordo operacional e passou a operar as linhas de Recife.

Em 1960 adquiriu mais 9 Curtiss C-46 e passou a operar vôos noturnos e mais baratos. Em 24 de outubro de 1961 a NAB foi comprada pelo Loide Aéreo Nacional.

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Fundação: 28/02/1940 – 24/10/1961

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Palavra-chave: NAB – Navegação Aérea Brasileira

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