TAP Air Portugal (Portugal)

A TAP Air Portugal é uma das empresas que mais possuem voos e destinos servidos no Brasil. Opera nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com aeronaves Airbus A330-200 e A340-300 (somente São Paulo).

A Transportes Aéreos Portugueses iniciou voos em março de 1945 com uma empresa do governo. Os primeiros voos foram a bordo de aeronaves C-47 convertidas para Douglas DC-3. Para as rotas de menor alcance a empresa utilizava o Lockheed L18 Lodestar. Em 1946 a empresa converteu os C-54 para Douglas DC-4, os quais utilizava em rotas para Londres e Paris. Em 1953 a TAP utilizou o Lockheed L1049 Constellation para rotas de longa distância.

Em 30 de outubro de 1960, voando com os Super Constellation, a TAP iniciou seus voos para o Brasil. A era dos jatos para a TAP se deu em 1962 com a chegada de 3 Caravelle SE-210. Em 1966 chegou o Boeing 707 e em 1967 o Boeing 727-100. Em 1972 a TAP operou o Boeing 747-100.

No início dos anos 80 alguns Boeing 707 foram substituídos pelos Lockheed L1011-500 e os Boeing 707 foram utilizados como cargueiros. Ainda nos anos 80 os Boeing 737-200 e Airbus A310 substituíram os Boeing 727 na rota para Londres. Em 1984 a TAP vendeu seus dois Boeing 747 para a TWA e seus voos para o Brasil passaram a ser operados com Lockheed L-1011 Tristar para o Rio de Janeiro e São Paulo (Guarulhos). Em junho de 1989 começou a operar um voo direto de São Paulo para Lisboa.

Em 1991 passou a oferecer dois voos entre Lisboa e Recife com Airbus A310-300. Em 1992 chegou o Airbus A320 e ainda nos anos 90 os Airbus A340-300. Em 1993 passou a servir as cidades de Oslo, Tel Aviv e Salvador. No início de 1995 a TAP colocou na rota para São Paulo e Rio de Janeiro o Airbus A340-300 no lugar do L-1011 Tristar. Em 1998 já operava nove frequências para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1999 o nordeste brasileiro era fortemente atendido com o Airbus A310-300 nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Em julho de 2001 Salvador passou a ser atendido com voos Nonstop com Airbus A310-300.

Em fevereiro de 2005, além da nova identidade visual, deu início a um acordo de code-share com a Lufthansa e em março com a Spanair, da Espanha, e a Austrian Airlines, além de implantar os bilhetes eletrônicos no Brasil.

A TAP assinou no final de novembro de 2008 em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12. Paralelamente, a TAP recebeu ontem também o seu primeiro A330 diretamente do fabricante.

Com um lucro de 34 milhões de euros em 2013, que corresponde a uma melhoria de 42% face a 2012, a TAP, S. A. alcançou resultados positivos pelo quinto ano consecutivo. Foram transportados 10.7 milhões de passageiros, um crescimento de quase 5% se comparado com 2012, com 79.4% de aproveitamento.

Frota atual: 21 Airbus A319-110 , 19 Airbus A320-210, 03 Airbus A321-210 , 14 Airbus A330-223 , 04 Airbus A340-310 e 12 Airbus A350XWB encomendados.

 

Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
Get our toolbar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>