TAP Air Portugal (Portugal)

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A TAP Air Portugal possui voos no Brasil para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A Transportes Aéreos Portugueses iniciou vôos em março de 1945 com uma empresa do governo. Os primeiros vôos foram a bordo de aeronaves C-47 convertidas para Douglas DC-3. Para as rotas de menor alcance a empresa utilizava o Lockheed L18 Lodestar. Em 1946 a empresa converteu os C-54 para Douglas DC-4, os quais utilizaria em rotas para Londres e Paris. Em 1953 a TAP estaria utilizando o Lockheed L1049 Constellation para rotas de longa distância.

Em 30 de outubro de 1960, voando com os Super Constellation, a TAP iniciou seus vôos para o Brasil. A era dos jatos para a TAP se deu em 1962 com a chegada de 3 Caravelle SE-210. Em 1966 chegou o Boeing 707 e em 1967 o Boeing 727-100. Em 1972 a TAP operou o Boeing 747-100.

No início dos anos 80 alguns Boeing 707 foram substituídos pelos Lockheed L1011-500 e os Boeing 707 foram utilizados como cargueiros. Ainda nos anos 80 os Boeing 737-200 e Airbus A310 substituíram os Boing 727 na rota para Londres. Em 1984 a TAP vendeu seus dois Boeing 747 para a TWA e seus vôos para o Brasil eram operados com Lockheed L-1011 Tristar para o Rio de Janeiro e São Paulo (Guarulhos). Em junho de 1989 começou a operar um vôo direto de São Paulo para Lisboa.

Em 1991 passou a oferecer dois vôos entre Lisboa e Recife com Airbus A310-300. Em 1992 chegou o Airbus A320 e ainda nos anos 90 os Airbus A340-300. Em 1993 passou a servir as cidades de Oslo, Tel Aviv e Salvador. No início de 1995 a TAP colocou na rota para São Paulo e Rio de Janeiro o Airbus A340-300 no lugar do L-1011 Tristar. Em 1998 já operava nove frequencias para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1999 o nordeste brasileiro era fortemente atendido com o Airbus A310-300 nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Em julho de 2001 Salvador passou a ser atendido com vôos Nonstop com Airbus A310-300.

Em 5 de junho de 2004 Aviação Brasil noticiou que a TAP poderia assumir 20% das ações da Varig. Em 31 de outubro iniciou-se vôos compartilhados entre a Varig e a TAP na rota Brasil – Portugal – Brasil. No dia 12 de Novembro, Fernando Pinto, presidente da TAP, foi eleito Presidente da AEA – Associação Européias de Companhias Aéreas.

Em fevereiro de 2005, além da nova identidade visual, deu início a um acordo de code-share com a Lufthansa e em março com a Spanair, da Espanha, e a Austrian Airlines, além de implantar os bilhetes eletrônicos no Brasil.

Em maio de 2005 os acordos para assumir 20% das ações da Varig já estavam bem adiantados com vários pontos sendo discutidos, inclusive com aval do Governo Federal.

A TAP Air Portugal vem apresentando crescimento de passageiros transportados do Brasil para o Exterior e também no fluxo inverso desde o ano de 1995, conforme mostramos em tabela inédita, editado pelo site Aviação Brasil. Acompanhe ano a ano, desde 1985, o volume de passageiros e carga transportada, além de sua frota atualizada, aqui no Aviação Brasil.

O aumento global da atividade e a melhoria da eficiência permitiram à companhia terminar o ano passado com um resultado operacional positivo de € 30,3 milhões de Euros, € 39,8 milhões melhor que os € 9,5 milhões negativos de 2005.

Em 3 de junho deu início as operações para Dublin, capital da Irlanda, Bolonha (Itália) e Zagreb (Croácia). Em julho iniciou Brasília – Lisboa com 5 frequências semanais.

Desde primeiro de julho, a TAP passa a oferecer mais oito destinos na Europa, em função da incorporação da aérea Portugália. Na Espanha, a TAP vai voar para Málaga, Bilbao, La Coruña e Pamplona. Na França, as novidades são Lyon, Marselha, Nice e Toulouse. Além dos novos destinos, quem viaja a Paris, Zurique, Milão, Barcelona, Madrid e Amsterdã via TAP passa a contar com um número maior de freqüências.

Desde 15 de setembro passou a operar mais duas freqüências diárias para Roma, uma partindo de Lisboa e a outra do Porto. Com as novas freqüências, a TAP passa a oferecer 12 vôos diários. Além de Roma, a companhia opera diariamente em mais três cidades da Itália, Milão, Veneza e Bolonha.

A TAP assinou no final de novembro em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades, e também uma carta de intenções para mais oito aviões da família A320. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12. Paralelamente, a TAP recebeu ontem também o seu primeiro A330 diretamente do fabricante.

Website: http://www.tap.pt

Fundação: 1945

Controle: 100% Governo de Portugal

Participação: Detém 51% da Yes e 40% da Air San Tome & Principe.

Codeshare: Bmi british midland, Finnair, LAM, LOT, Malev, Olympic, Portugalia, SN Brussels, TACV, TAM e Ukraine International

Frota atual: 19 Airbus A319-110 , 17 Airbus A320-210, 03 Airbus A321-210 , 12 Airbus A330-223 , 04 Airbus A340-310 , 12 Airbus A350XWB encomendados

Cidades: Na Africa atende Dakar, Johannesburg, Luanda, Maputo e Sao Tome. Na Europa serve Amsterdã, Barcelona, Frankfurt, Geneva, Londres, Madrid, Milão-Linate, Paris-Orly, Roma e Zurich. Na América do Norte serve Newark e na América do Sul as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Ano fiscal: Dezembro

Reservas: 11-2131-1200 e 0800-7077787

Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
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