United Airlines (USA)

Filed under Empresas Aéreas, Internacionais no Brasil

Voando de  São Paulo para Chicago e Washington, este voo também partindo do Rio de Janeiro, a United Airlines opera dois voos diários em nosso país.

A United Air Lines Inc. foi formada em 1º de julho de 1931 através de uma associação entre quatro empresas, sendo elas a Boeing Air Transport, Varney Air Lines, Pacific Air Transport e National Air Transport .

A Boeing Air Transport voava deSan Francisco para Chicago com 25 aeronaves Boeing B40 para 4 passageiros e ou 2 passageiros mais carga e também chegou a utilizar o Boeing B80 para 12 passageiros. A National Air Transport voava de Chicago para New York com um Curtiss Falcon e um moderno Ford 5AT Tri-Motor para 13 passageiros. A Pacific Air Transport voava entre Seattle – San Francisco e Los Angeles com um Ryan M-1 e a Varney Air Lines voava entre Elko e Pasco utilizando um Swallow para 1 passageiro mais carga. A Boeing Air Transport comprou a Pacific Air em 1927 e em maio de 1930 se fundiu com a National Air Transport. Em junho de 1930 comprou a Varney e o resultado destas 4 associações gerou a United Air Lines.

O Boeing 247 foi a primeira aeronave da eempresa que em 1933 voou de San Francisco a New York, num serviço de costa a costa. Esta aeronave substituiu o Douglas DST (Douglas DC-2) e DC-3 naa rota, os quais foram utilizados somente na rota San Francisco – Los Angeles. A united possuía uma centena dos clássicos DC-3.

O Douglas DC-4 chegou a frota para atender os vôos entre Chicago e New York no final dos anos 40. A empresa também passou a utilizar o Convair 340 que só foi substituído no início dos anos 60 pelos Caravelle.

Nos anos 50 a United empregou o Boeing 377 Stratocruisers com um serviço muito confortável para a época, que lembrava o Douglas DST.

Após a II Guerra Mundial os Douglas DC-6 substituíram os DC-4 nos vôos Chicago – New York e em 1959 na nova rota para o Hawaii.

A United também chgou a operar, mas por pouco tempo, o Douglas DC-7, no final dos anos 50, pois a aeronave estava ficando obsoleta com a chegada dos aviões a jato.

Em 18 de setembro de 1959 a United começou a operar o Douglas DC-8-10 em muitas rotas internas e ganhando vantagem contra seus concorrentes que utilizavam aeronaves Boeing e Convair.

Em 1960, para competir com a American Airlines, a United introduziu o Boeing 720B na rota Chicago – Los Angeles, com escala em Denver, para competir com o Boeing 707 da American. Ainda este ano a empresa comprou a Capital Airlines, que reaalizava vôos domésticos com aviões Viscount. A Capital Airlines era uma das cinco maiores empresas americanas com extensa rede de linhas no país e com esta aquisição a United tornou-se a segunda maior empresa do mundo, atrás somente da Aeroflot, da União Soviética.

O primeiro dos 20 Caravelle 6R voou na empresa em 1961 na rota Chicago – New York. O avião francês operou por pouco tempo pois a empresa encomendou o Boeing 727.

Em meados dos anos 60 a frota estava composta com os DC8-50, os DC-8 séries 60 e 70, Os Boeing 720, Boeing 727-100, caravelles, Douglas DC-6, Douglas DC-7, Convair 340 e Viscount, tendo no final da década a chegada do Boeing 737-200 e Boeing 727-200. Nos anos 70 chegaram os Boeing 747-100 e 200 que nos anos 80 coemçariam a ligar a Europa. Em 1971 a empresa adquiriu o Douglas DC-10-10 para curtas distâncias e o DC-10-30 para longas distâncias.

A united comprou os Lockheed Tristar da Panam e em 1986 passou a ligar o Pacífico.

Nos anos 80 remotorizou os Douglas DC-8-61 para entrar de acordo com as normas de conforto da população européia. Esta aeronave passou a se chamada de DC-8-71.

Em 1986 introduziu vários Boeing 737-300 e Boeing 767-200 a frota, que gradativamente substituíram os Boeing 747-100 e Boeing 737-200.

Em 15 de maio de 1990 a United passou a ligar as cidades de Chicago e Washington DC a Frankfurt. Em 1991 comprou as rotas de Londres da Panam e começou a encomendar aeronaves européias Airbus A320 e A319. Boeing 747-400 chegavam para substituir as versões 100 e 200, além de encomendas do Boeing 767-300 e Boeing 757. Em fevereiro de 1992 a empresa começava a operar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1993 o vôo de São Paulo era nonstop para Miami e um vôo de Los Angeles, antes operado com Boeing 747SP estava sendo atendido pelo Boeing 767.

Em 1994 passou a utilizar novo padrão visual em suas aeronaves e em 1995 introduziu o Boeing 777-200 a frota, para atender as linhas européias. Em 1994 tinha quatro vôos semanais para o Brasil, atendendo São Paulo e Rio de Janeiro. Belo Horizonte teve seus vôos iniciados em 1996 para Miami.. Em março de 1996 começou a operar na rota de São Paulo com o Boeing 777. Em 1998 deixou de operar na rota para Belo Horizonte que foi servida por conexões diretas da Varig, membro da Star Alliance.

Em 2000 a United operava de São Paulo para Miami, New York e Chicago e do Rio de Janeiro para Miami e New York. Em novembro de 2002 inaugurou uma rota São Paulo – Washington DC. Em 19 de fevereiro de 2004 a empresa apresentou uma nova identidade visual. Em maio de 2004 a empresa cancelou a linha de Miami. Este ano de 2004 marcou outro ponto negativo na história da empresa, tendo fechado o ano com um negativo de US$ 1,6 bilhão de dólares. Tanto é verdade a crise na empresa que esta transportou 1.160.000 passageiros somente em seus vôos na América Latina, obtendo uma queda de 3,71% referente 2003.Em 26 de março de 2005 iniciou vôos entre San Francisco e o novo aeroporto de Nagoia. Em 7 de junho de 2005 iniciou outro novo vôo, entre Los Angeles e Tokyo (Narita).

Em 31 de julho vendeu a rota Londres – New York para a Delta Airlines. Em 28 de outubro iniciou vôos entre o Rio de Janeiro e Washington, até 28 de março de 2008. Começou a operar em 15 de dezembro um novo vôo, diário e sem escalas, entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Frankfurt, na Alemanha.

Em 30 de março de 2008 inicia mais um serviço de longa distância de passageiros e carga, ligando Denver, nos Estados Unidos, ao aeroporto Heathrow, em Londres, no Reino Unido. O novo vôo dará ao “hub” (centro de conexões) da United em Denver sua primeira ligação sem escalas com a Europa. A United passará assim a ter vôos diretos de Londres para os seus cinco “hubs” nos Estados Unidos – Washington, Chicago, Denver, Los Angeles e São Francisco.

Em 18 de junho de 2008 dará início ao seu novo vôo entre São Francisco, nos Estados Unidos, e Guangzhou, na China. Esta será a primeira vez que uma empresa aérea de bandeira norte-americana oferecerá um serviço diário e sem escalas entre as duas cidades.

Website: http://www.united.com

Fundação: 1931

Controle: 100% com a UAL Corp.

Participação: 100% da TED

Alimentadora: Air Wisconsin, Atlantic Coast Airlines, Great Lakes, Mesa Airlines, Republic Airlines, Skywest

Codeshare: Air China, Air Dolomiti, Aloha Air, BWIA, Croatia Airlines, Island Air, Great Lakes Airlines, Gulfstream, Jet Airways, TAM e Virgin Blue, além dos membros da Star Alliance.

Frota atual: 55 Airbus A319-130 + 23 encomendados , 97 Airbus A320-230, 25 Airbus A350 encomendados, 24 Boeing 747-400 , 96 Boeing 757-200 , 35 Boeing 767-300ER , 19 Boeing 777-200 , 33 Boeing 777-200ER, 25 Boeing 787 encomendados

Ano fiscal: Dezembro

Reservas: 0800-162323

Get our toolbar!