Literatura de cordel é tema da festa junina da TAM

Filed under Últimas Noticias

A TAM Linhas Aéreas promove até o dia 15 de julho uma festa junina nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília, Curitiba, São Luiz e Salvador, o “Arraiá TAM no Mundo de Cordel”. Neste ano, a companhia, que tem orgulho de ser brasileira, escolheu como tema a literatura de cordel, importante manifestação da cultura brasileira.

O cordel é um tipo de poesia popular, impressa em folhetos rústicos expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. A escrita é rimada, pode ser ilustrada com xilogravuras e os cordelistas recitam os versos de forma melodiosa com acompanhamento de viola. Vinda de Portugal, a literatura de cordel se instalou primeiramente em Salvador, pelos colonizadores do país, e se popularizou nos demais estados nordestinos.

“Promovemos o Arraiá TAM há mais de dez anos porque somos uma companhia comprometida com a preservação das raízes da cultura brasileira”, diz Manoela Amaro, gerente de marketing da TAM.

O “Arraiá TAM” tem como objetivo mostrar aos passageiros o rico conteúdo cultural do cordel por meio da tradicional festa junina e, para isso, criou uma série de ações para surpreender os clientes.

Nos aeroportos mencionados, os funcionários de linha de frente estão caracterizados com chapéu de palha e lenços, e os balcões de atendimento decorados com bandeirinhas típicas. No momento do check-in, todos os passageiros recebem um livreto cultural sobre as Festas Juninas e a Literatura de Cordel, desenvolvido pela agência Brandworks.

Além disso, um promotor está à disposição dos clientes no saguão dos aeroportos para fotografá-los com uma máquina digital. A foto é publicada no hotsite especialmente criado para o Arraiá TAM (www.tam.com.br/arraiatam) e fica disponível para visualização e download por quatro dias numa moldura exclusiva. Ainda, até dia 22 de junho, atores caracterizados de caipiras promoverão o entretenimento dos passageiros.

Concurso Cultural

A bordo das aeronaves ou através do hotsite, os passageiros TAM podem participar de um concurso cultural no qual o melhor verso de cordel ganhará um pacote turístico de um final de semana para qualquer destino nacional operado pela TAM Viagens, com direito a acompanhante, café da manhã e traslado aeroporto/hotel/aeroporto inclusos.

O poema deve ser exclusivamente em torno do tema Festa Junina e redigido em português, contendo no máximo 300 caracteres. Os formulários em papel preenchidos nas aeronaves devem ser entregues à tripulação no final do vôo. É permitida a participação com mais de um poema, porém, o passageiro pode enviar somente um texto por dia.

Um júri formado por representantes da TAM elegerá o melhor texto de acordo com a coerência da história com o tema, atendimento da estrutura de poema de cordel, criatividade, originalidade e correção gramatical. O nome do vencedor será divulgado no dia 1º de agosto, a partir das 14h, no hotsite do Arraiá.

Serviço de bordo e Entretenimento

A comemoração também acontecerá a bordo das aeronaves da companhia. A partir da próxima sexta-feira (15) será servido cachorro-quente em alguns vôos que decolam dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) para destinos como Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte (Confins e Pampulha), São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Fortaleza, entre outros.

O lanche será oferecido em caixas especialmente confeccionadas com o tema de cordel e, para acompanhar, os passageiros podem optar por sachês de mostarda, catchup ou maionese, servidos em cestas pelos comissários.

Em parceria com a empresa Santa Helena, além do serviço de bordo usual, serão servidos doces típicos como paçoca e pé de moleque nos vôos que decolam de Belo Horizonte, Santos Dumont (RJ), Curitiba, Porto Alegre e Brasília com destino a São Paulo, entre 09h30 e 23h.

A TAM também preparou, com criação da Farol Filmes, um filme convidando o passageiro a participar do concurso cultural, com poema de cordel e ilustrações típicas. A veiculação acontecerá a bordo de todos vôos domésticos da companhia até o dia 12 de julho.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP