737 MAX da Gol será equipado com motores CFM LEAP-1B

712

“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa longa relação com a CFM”, disse Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas. “A qualidade e a confiabilidade da família de motores CFM56 têm sido fundamental para nos ajudar a crescer e a alcançar os nossos objetivos de proporcionar aos nossos passageiros o melhor serviço possível, utilizando aviões seguros, modernos e com alta eficiência no consumo de combustível. Com base em nossa longa experiência, nossas expectativas são altas em relação ao novo motor LEAP e estamos ansiosos para introduzi-lo em nossa frota.”

A GOL é cliente da CFM desde que iniciou suas operações, em janeiro de 2001, e transformou-se em uma empresa ágil e inovadora que opera uma frota de aeronaves novas, modernas e de alta tecnologia. A GOL oferece mais de 810 voos diários em 51 rotas domésticas brasileiras e 12 destinos internacionais. Sua frota atual é composta por 128 aeronaves Boeing Next-Generation 737-700/-800 com motores CFM56-7.

“A frota atual da GOL Linhas Aéreas é totalmente equipada por motores CFM56. Certamente estamos honrados pela empresa ter confiado a sua futura frota de aviões ‘single-aisle’com o novo motor LEAP”, disse  Jean-Paul Ebanga, presidente e CEO da CFM International.

“Nós estamos com a GOL desde o início”, disse Doug Izarra, gerente geral de vendas da CFM, presente hoje na cerimônia de assinatura.”Nós construímos uma relação extremamente sólida com a equipe da GOL e acredito que compreendemos tanto as suas preocupações como seus objetivos. O LEAP é um motor verdadeiramente revolucionário e o 737 MAX com o motor LEAP vai ajudar a GOL a alcançar muitos dos seus objetivos, proporcionando alta eficiência no consumo de combustível, além da melhor confiabilidade da indústria e um excelente custo de propriedade”.

O motor LEAP-1B, resultado de um esforço de colaboração exaustiva de seis anos com a Boeing, é o motor exclusivo para a nova variante 737, tendo sido aprimorado exclusivamente para o avião. O 737MAX dá continuidade a um relacionamento de 30 anos entre a CFM e a Boeing. Os motores CFM são os únicos para todas as aeronaves 737 vendidas desde 1981.

Os motores LEAP incorporam tecnologias revolucionárias nunca antes vistas no segmento de aeronaves “single-aisle”. O novo motor combina técnicas avançadas de design aerodinâmico, materiais mais leves e mais duráveis e tecnologias ambientais de ponta, tornando-se uma grande inovação em tecnologia de motores.

Como resultado, os operadores do MAX 737 vão atingir um consumo de combustível até 13% menor em relação ao melhor 737 equipado com o motor CFM56 da atualidade; uma redução equivalente nas emissões de carbono; uma redução de 50% nas emissões de NOx em comparação com as exigências atuais da ICAO CAEP/6  (Proteção Ambiental da Aviação da Organização Internacional de Aviação Civil); e uma redução de 75% do ruído das aeronaves. Tudo isso em conjunto com os benefícios da confiabilidade da CFM e os baixos custos de manutenção.

Publicidade