747-400 da UPS e caminhões transportam Guerreiros de Terracota de Xangai para museus Americanos

175

No século 2 D.C., o poderoso exército do Imperador Chinês Qin Shi Huang assaltava estados vizinhos a cavalo e a pé. Hoje, os Guerreiros de Terracota em tamanho natural desenterrados próximo a tumba do imperado Qin invadem os Estados Unidos com mais de 21 séculos, a bordo de uma aeronave marrom 747-400 da UPS.

A UPS entregou na semana passada uma exposição de 2.200 anos com guerreiros de terracota, cavalos e outros artefatos chineses no seu centro operações aéreas da costa oeste em Ontário, Califórnia, após um longo vôo procedente de Xangai. Nos próximos dois anos, a exposição passará por museus em Los Angeles, Houston, Atlanta e Washington, D.C.

“Estamos orgulhosos que a UPS foi selecionada para enviar esses fascinantes e incalculáveis artefatos da China e para os Estados Unidos,” diz Bob Lekites, presidente da UPS Airlines. “Este tipo de transporte necessita de um intenso planejamento e logística e definitivamente a UPS está apta a cumprir a tarefa.”

Poucos sabem mais do que Bland Matthews da UPS Airlines, que está liderando o time da UPS, coordenando o envio da remessa. Matthews tem coordenado alguns dos envios desafiadores e menos usuais da UPS, incluindo a entrega de quatro tubarões de Taipei, Taiwan ao Aquário da Geórgia nos Estados Unidos e duas baleias do parque de entretenimento da cidade do México.

Matthews ficou muito orgulhoso ao ajudar no envio feito pela UPS de todo o hospital do exército de Reno, Nevada para Nova Orleans, apenas alguns dias depois que o dique rompeu-se após a passagem do furacão Katrina em 2005.

Mais de 8.000 guerreiros e cavalos de terracota foram enterrados com o Imperador Qin em 210-209 D.C. Em 1974, fazendeiros Chineses cavando um um poço perto de Xian, província de Shaanxi na China’s descobriam o exército de terracota vigiando a tumba do imperador.

A exposição para os Estados Unidos foi embalada em 42 caixas construídas especialmente para serem transportadas em um 747-400. O nariz da aeronave, a mais nova na frota da UPS, permitiu efetuar o carregamento da grande carga pela sua frente.

A UPS transportou os guerreiros de Xangai para Anchorage, Alaska, e depois para seu centro operacional aéreo em Ontário onde funcionários da empresa dividiram a remessa em três caminhões da UPS equipados com saída de ar para a viagem até o Museu Bowers em Santa Ana, Califórnia. A abertura da exposição no museu foi dia 18 de maio.

“Podemos considerar um evento histórico a longa espera e a chegada antecipada do Exército de Terracota do Imperador pela primeira vez nos Estados Unidos,” diz Peter Keller, presidente do Museu Bowers. “O courier da UPS é muito familiar aqui no museu, mas eu tenho que admitir que estamos particularmente muito mais ansiosos com essa entrega.”

Do museu Bowers (www.bowers.org), a UPS transportará a exposição para outros museus americanos antes de voar para Xangai. O transporte inclui:

· Outubro de 2008: Museu Bowers em Santa Ana, Califórnia para o High Museum of Art em Atlanta (www.high.org).
· Maio de 2009: High Museum of Art em Atlanta para o museu de Ciência Natural em Houston, Texas (www.hmns.org).
· Outubro de 2009: Museu de Ciência Natural em Houston para o Museu da National Geographic – Explorers Hall em Washington, D.C. (www.nationalgeographic.com/museum).
· Abril de 2010: Museu da National Geographic – Explorers Hall em Washington, D.C. para Pequim.

No Brasil, a UPS Air Cargo já transportou para a Argentina obras de arte de Alfredo Volpi e equipamentos de som de cantores de rock.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade