ABSA Cargo Airline conquista certificado IOSA concedido pela IATA

178

A certificação atesta que a companhia de carga aérea de bandeira brasileira possui elevado padrão internacional de qualidade e segurança operacional.

O registro foi concedido após a ABSA Cargo Airline submeter-se a um rigoroso e longo processo de auditoria conduzido pela IATA. A partir de agora, a empresa brasileira tem o reconhecimento IOSA quanto à sua excelência operacional, o que a coloca entre as melhores e mais conceituadas companhias aéreas de todo o mundo.

Introduzido em 2003 pela IATA, a certificação IOSA revela a importância dada à segurança de vôo pela indústria aeronáutica mundial. É reconhecida como o padrão internacional no gerenciamento da segurança operacional. Em função disso, desde 2006, por meio de um amplo planejamento, a ABSA Cargo Airline iniciou o trabalho para a conquista da certificação, adaptando-se às exigências da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

“Esse certificado é a comprovação de que a ABSA tem o mesmo padrão de segurança operacional das grandes companhias aéreas do mundo. Significa que a empresa trabalha com padrões internacionais altíssimos: de eficiência, segurança, e qualidade”, avalia o piloto-chefe da ABSA Cargo Airline, Reinaldo Conti, chefe dos Pilotos da ABSA.

“Existem cerca de 2.700 companhias aéreas no mundo e somente 233 empresas possuíam (até o final de agosto deste ano) a certificação IOSA, sendo a ABSA a primeira empresa cargueira da América do Sul e Caribe e a terceira das Américas a obter esse importante certificado e reconhecimento. Isso deve garantir uma maior visibilidade para a companhia no mundo”, afirma Francisco Cancherini, diretor de Operações da ABSA Cargo Airline.

Rigor – A abrangência e o rigor da auditoria são comprovados pelo número de itens e setores avaliados. Dividida em oito setores operacionais, a empresa precisa atender integramente 904 requisitos listados pela IATA para obter a certificação. As áreas avaliadas são: Controle Operacional; Operações de Vôo (pilotos); Despacho de Vôo; Manutenção de Aeronaves; Operações de Cabine e compartimento de carga; Serviço de Solo (handling); Operações de Carga e Segurança.

De acordo com o diretor de Operações, o cumprimento do rigoroso plano contou com a participação e envolvimento de toda a empresa. “Esse foi um excelente trabalho de equipe. Todos sabiam da importância do IOSA e trabalharam para sua obtenção. Com isso, a ABSA se tornou uma empresa orgânica e multidisciplinar”, afirma Cancherini.

“Essa certificação reafirma o compromisso da ABSA no constante aprimoramento de seus processos, objetivando a garantia da segurança, qualidade e eficiência operacional, na busca da excelência de serviços e da satisfação total de seus clientes. Como indústria, auxilia a posicionar o Brasil no mais elevado conceito e padrões da aviação comercial internacional”, afirma Dario Matsuguma, diretor Técnico e de Planejamento da ABSA Cargo Airline.

“É fundamental para uma empresa de serviços como a ABSA transmitir um elevado grau de confiabilidade para os seus clientes”, ressalta o diretor-presidente Norberto Jochmann, “e a obtenção dessa certificação é uma contribuição muito valiosa para a manutenção da excelente imagem e credibilidade conquistadas ao largo dos anos”, afirma Jochmann.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP