ANAC certifica Academia de Treinamento da TAM para ministrar cursos de carga aérea

226

A Academia de Serviços Comte. Rolim Adolfo Amaro da TAM foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como Escola de Aviação Civil para ministrar cursos de carga aérea em vôos domésticos e internacionais, transporte aéreo de artigos perigosos e de animais vivos. A nova certificação complementa a homologação conferida em 2005 pelo antigo DAC (Departamento de Aviação Civil) que habilitou a Academia a ministrar cursos para pilotos de acordo com o RBHA 142 – Centros de Treinamento de Aviação Civil (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica).

O certificado, emitido pela Superintendência de Segurança Operacional da ANAC e recebido na semana passada pela TAM, atesta que a Academia de Serviços Comte. Rolim Adolfo Amaro cumpriu as normas, requisitos, regulamentos e padrões estabelecidos pela agência reguladora para autorizar o seu funcionamento como Escola de Aviação Civil para o trato da Carga Aérea.

No mesmo documento, foram credenciados os instrutores da Academia Sergio Labate, Leandro Barucci Marques e Fabíola Regina Restaino para ministrar os seguintes cursos: Básico de Carga Aérea – Módulos Doméstico e Internacional; Transporte Aéreo de Artigos Perigosos e Transporte de Animais Vivos.

“A obtenção deste certificado representa o reconhecimento oficial de que todas as ações de treinamento que realizamos estão de acordo com as exigências técnicas estabelecidas por regulamentos nacionais e internacionais como RBHA e IOSA (IATA Operational Safety Audit), entre outros, demonstrando que alcançamos uma posição de auto-suficiência no assunto”, afirma Roberto Hobeika, diretor de Gestão de Pessoas da TAM. “Ao sermos reconhecidos como Escola de Aviação Civil, fomos autorizados a ministrar treinamento e habilitar qualquer pessoa que necessite das certificações nos cursos de carga aérea”.

A Academia de Serviços Comte. Rolim Adolfo Amaro foi inaugurada no final de 2001 em uma área total de 12 mil metros quadrados. Com capacidade para atender 750 alunos por dia, a Academia oferece 87 diferentes cursos de formação e treinamento para técnicos em manutenção, pilotos, comissários de bordo, funcionários de atendimento ao cliente e administrativos. Entre eles, os cursos sobre check-in, despacho, reserva, emissão de bilhetes e cargas.

Em 2006, a Academia inaugurou novos mock-ups – simuladores que reproduzem os ambientes de uma aeronave destinados ao treinamento de comissários e pilotos – que representaram investimento de US$ 2 milhões em equipamentos e instalações numa área de 1,2 mil m2. Além da réplica do avião e de sala para treinamento do serviço e atendimento a bordo, para cursos de formação de profissionais e também de reciclagem, há ainda uma piscina para aulas de marinharia.

O objetivo da TAM é assegurar os níveis de excelência na formação de todos os seus colaboradores e perpetuar a filosofia de qualidade seguida pela companhia. Em 2006, foram realizados mais de 48 mil treinamentos. O empreendimento funciona como uma Universidade Corporativa e busca desenvolver o conhecimento humano e técnico voltado para a corporação. Além de atestar a qualidade, as certificações da ANAC permitem à TAM comercializar produtos e serviços de treinamento no mercado de aviação civil para empresas no Brasil e no exterior.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade