Ação da TAM passa a integrar o Índice Bovespa e o IBrx50

119

A ação da TAM passa a integrar simultaneamente a partir de hoje, dia 1º, as carteiras teóricas do Ibovespa (Índice Bovespa) e do IBrx50 (Índice Brasil 50) para o quadrimestre de setembro a dezembro de 2006. As ações preferenciais da Companhia são negociadas com os códigos TAMM4 e TAM, respectivamente, na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e na Bolsa de Valores de Nova York.

A entrada dos títulos da TAM nesses índices confirma a bem-sucedida estratégia da Companhia em focar a primeira oferta pública de ações exclusivamente na Bovespa em junho de 2005 e em realizar a segunda oferta pública em março de 2006 simultaneamente na bolsa brasileira e na NYSE (New York Securities Exchange), sempre confiando na liquidez e no retorno do mercado local e contribuindo para o seu desenvolvimento. Atualmente, o percentual das ações preferenciais da Companhia em circulação no mercado (free float) está em 45,3%, com uma negociação média diária por volta de 1% deste total.

A inclusão das ações no Ibovespa e no IBrx50 poderá proporcionar um aumento de liquidez para os papéis da TAM dado que estes índices são usados como referência na composição das carteiras de fundos de investimentos de diferentes instituições e/ou de investidores individuais.

O Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro por retratar o comportamento dos principais papéis negociados na Bovespa. O IBrx50 mede o retorno de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa brasileira. Ele foi desenhado para ser um referencial para investidores e administradores de carteira, e também para possibilitar operações com derivativos (futuros, opções sobre futuro e opções sobre índice).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade