Aeroflot integra a aliança SkyTeam

150

A SkyTeam anunciou a Cia. Aérea Aeroflot como décimo membro da aliança SkyTeam. A partir de agora os passageiros beneficiados pelo programa passam a contar com uma rede de acesso direto da Rússia. Com isso, a SkyTeam torna-se a primeira associação de companhias aéreas a entrar oficialmente no mercado aéreo russo.

Com a integração da Aeroflot, a SkyTeam passa a atender aproximadamente 373 milhões de passageiros, com uma média de 15 mil decolagens diárias para 728 destinos, em mais de 149 países. A cerimônia oficial contou com a presença dos principais executivos da aliança SkyTeam, em Moscou.

“A estratégia de expansão da SkyTeam é simples: esta aliança tem o compromisso de servir a vários destinos para os nossos passageiros que queiram viajar cada vez mais” informou Jean-Cyril Spinetta, presidente e chefe-executivo da Air France. “Assim como damos as boas vindas à esta nova aliança, nossa rede agora inclui novos mercados na Rússia e Europa Oriental, ávida por uma demanda crescente de passageiros. Com a inclusão do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo e, particularmente, a abertura de um novo terminal 3 da Aeroflot no próximo ano, a SkyTeam está literalmente trazendo para mais perto do mundo um novo eixo que vai abranger todo o universo, oferecendo aos nossos passageiros uma ampla rede de acesso e conexão para a Europa, Ásia e todo o mundo.

A Aeroflot, maior companhia de transporte aéreo da Rússia e a da Commonwealth of Independent States (CIS) – Comunidade de Estados Independentes – tem obtido importantes progressos nos últimos cinco anos, permitindo à aviação alcançar o máximo em serviços e segurança entre as companhias aéreas do mundo. Em outubro de 2005, a Aeroflot passou a integrar com sucesso o programa IOSA de certificação de segurança operacional da IATA (Associação de Transporte Aéreo Internacional), confirmando seu modelo internacional de operação. Também em 2005, a Aeroflot recebeu um prêmio de Excelência em Melhoria de Serviços a bordo da Skytrax, empresa líder em pesquisa e consultoria da aviação e de transporte aéreo industrial.

“Se tornar um membro associado da aliança SkyTeam irá permitir o avanço do crescimento da Aeroflot e aumentar a sua eficiência operacional, e desse modo desenvolver nossa gama de serviços para os nossos valiosos passageiros”, afirma Valery Okulov, CEO e chairman da Aeroflot. “Nós enxergamos adiante, para melhor servir aos nossos passageiros, interligando-os à extensa rede SkyTeam e fornecendo à eles as melhores conexões, assim como as melhores oportunidades de ganhar mais milhagens a partir de suas viagens ao redor do mundo”, completa.

Como integrante do grupo de associados, os passageiros da Aeroflot vão poder acumular e resgatar freqüentes milhagens, realizando intercâmbios com uma das nove companhias aéreas associadas da SkyTeam. Em contrapartida, os passageiros da SkyTeam vão ganhar milhas nos seus programas de preferência nos vôos operados pela Aeroflot.

A Aeroflot, que vem registrando um crescimento no número de passageiros e benefícios nos últimos anos, assinou um Memorando de Entendimento com a SkyTeam em maio de 2004. Desde então, a Companhia Aérea tem realizado inúmeras melhorias em operações e serviços com o objetivo de implementar as normas para se associar à companhia líder em alianças mundiais. A Cia. Aérea russa tem investido em serviços de qualidade aos passageiros de sua rede, incluindo serviços à bordo de forma a integrar seu sistema de vôos com o da SkyTeam. A Aeroflot também entrou em acordos bilaterais com os outros nove membros da SkyTeam.

Como parte de um programa de reestruturação de frota, a Aeroflot opera com 18 novos Airbus medium-haul e irá receber 12 novas aeronaves entre 2006 e 2007, recebendo grande suporte, tanto do setor de aviação, quanto da comunidade investidora para o desenvolvimento essas melhorias-chave.

Para o final de 2007, a Aeroflot irá concluir a construção do Terminal de passageiros no Aeroporto Sheremetyevo, que irá promover importantes serviços para a Aeroflot e para os passageiros da SkyTeam. Para o futuro, a cia. aérea planeja implantar o e-ticketing, que além de economias à empresa, também oferecerá comodidade para os passageiros.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP