Aeronaves EMBRAER 170, 175 e 190 Recebem o Certificado de Habilitação Comum de Tipo

201

A Embraer anunciou hoje que os aviões EMBRAER 170, EMBRAER 175 e EMBRAER 190 receberam o certificado de habilitação comum de tipo após avaliação conjunta das autoridades de homologação do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Europa.

O certificado de habilitação comum de tipo permite aos operadores de aeronaves Embraer uma redução significativa dos custos de treinamento de pilotos e qualificação de tripulações. Para profissionais fazendo a transição de um modelo a outro, a familiarização com uma nova variante de aeronave pode ser feita por método autodidata, sem a necessidade de cursos por computador ou treinamento em solo, e dispensando o uso adicional de simuladores de vôo.

A avaliação, que concluiu serem os três aviões variantes funcionalmente equivalentes, foi feita por meio do Operational Evaluation Board (OEB) e envolveu, pela primeira vez, as quatro autoridades de certificação. O processo consistiu na comparação dos três modelos da família EMBRAER 170/190 em termos de sistemas, manobras e procedimentos. Brevemente, o OEB começará a avaliação do EMBRAER 195, completando assim a análise de toda a família.

“Esta á uma realização extremamente importante para o programa dos E-Jets. Ela foi parte dos conceitos fundamentais desde o início do desenvolvimento desta família de aviões e ajudará nossos clientes a significativamente melhorar a eficiência operacional e flexibilidade, sem incorrer em custos adicionais”, disse Frederico Fleury Curado, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial.

O EMBRAER 170 obteve homologação de tipo no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Europa; o EMBRAER 175 está certificado no Brasil, Europa e Canadá; e o EMBRAER 190 está homologado no Brasil e Estados Unidos. A Embraer espera, em breve, receber o certificado de tipo do EMBRAER 175 nos Estados Unidos e também homologar o EMBRAER 190 no Canadá e Europa.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP