Aeroporto de Caxias do Sul ganha dois novos equipamentos

203

O ano inicia com novas instalações e reformas no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. A prefeitura anuncia que ainda neste mês devem ser instalados no local um farol de aeródromo e uma biruta iluminada. Ambos servem para auxiliar a navegação aérea em vôos noturnos.

Também será reformada a estação meteorológica do aeroporto. As reformulações são reivindicações antigas para o aumento da segurança dos vôos. O Departamento Aeroportuário do Estado coordena as obras e, juntamente com a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), gerencia o espaço.

O aeroporto, que já conta com uma área totalmente cercada, também dispõe de um serviço de combate a incêndio e de VOR e NDB – equipamentos de auxílio na navegação aérea quando as condições meteorológicas são adversas. Além disso, possui um pátio de estacionamento de aeronaves com capacidade para até seis aeronaves de grande porte.

A administração do aeroporto ainda tem pela frente a tarefa de convencer a Varig a retornar a colcoar em operação no aeroporto o Boeing 737-500. A aerovane possui capacidade para comportar 111 passageiros.

Atualmente, o terminal conta com quatro vôos diários da Varig para São Paulo, sendo dois deles com escala em Porto Alegre e capacidade para transportar 50 passageiros.

Em 2003, o aeroporto registrou um movimento de 70.410 passageiros, com uma média diária de 193 usuários. Deste total, 19.872 embarcaram pela Varig e 20.267 desembarcaram pela mesma companhia, num total de 980 decolagens e pousos. A TAM embarcou 10.542 e desembarcou 11.858 passageiros, sendo 85 decolagens e pousos. Foram 6.632 decolagens e pousos, numa média diária de 18,2 vôos. Os dados são da assessoria de imprensa da prefeitura.

FONTE: Jornal Pioneiro – Fernando Valduga, Aviação Bras – Porto Alegre/RS