Aeroporto de Navegantes pode ganhar mais uma companhia aérea

201

Os passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional de Navegantes terão mais uma opção de vôo. Depois da TAM e Gol, a gaúcha NHT Linhas Aéreas pode começar a operar no município, em agosto. A autorização está à espera de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A NHT pertence ao Grupo JMT, que faz o transporte intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Sul. Em fase de expansão, a empresa pretende operar também linhas regionais, como Navegantes e Curitiba (PR). A companhia aérea pretende operar com duas aeronaves turboélice Let 410 UVP-E20 para 19 passageiros, fabricadas pela Aircraft Industries, da República Tcheca. A linha regional vai sair de Uruguaiana, segue por Santana do Livramento, Porto Alegre, Caxias do Sul, Navegantes e Curitiba.

O coordenador de operação de segurança do aeroporto, Gil de Castro Filho, disse que ainda não foi avisado da possibilidade do Aeroporto de Navegantes ter mais uma companhia aérea. “Por enquanto não fui informado, mas a nova empresa será bem vinda”, completa. Filho disse também que a crise da Varig e o baixo valor dólar foram responsáveis pela baixa movimentação no aeroporto este ano. “Com relação ao ano passado, houve uma diminuição no número de vôos. Vários são os fatores, um deles é a crise da Varig, que deixou de operar no município em maio deste ano. Outro fator foi o dólar mais baixo, que fez algumas famílias optarem por viajar para o exterior”, conclui o coordenador, que este mês substitui interinamente o superintende do aeroporto, Sérgio Luís Canez.

De janeiro a julho deste ano, o Aeroporto Internacional de Navegantes recebeu 263.984 passageiros. Cerca de 5.366 aeronaves pousaram e decolaram no mesmo período. Atualmente, dois vôos saem de Navegantes com destino às cidades de São Paulo e Porto Alegre.

FONTE: Tribuna Catarinense – Redação – São Paulo/SP