Aeroportos brasileiros ve crescer movimento doméstico e diminuir o internacional

190

O movimento de passageiros foi maior entre os que optaram por viagens dentro do território brasileiro, com 62,5 milhões de registros. Os passageiros provenientes de vôos internacionais responderam por 7,45 milhões do total de embarques e desembarques, volume que é 5,42% inferior ao de 2008.

Durante o mês de julho, o aumento na quantidade de passageiros foi de 17,84%, em comparação com julho de 2008. Houve cerca de 12 milhões de embarques/desembarques em todo o Brasil. No setor doméstico, o crescimento foi de 22,1%, enquanto o movimento internacional registrou queda de 10,9%. O número de pousos e decolagens também subiu 5,34% durante as férias, passando de 187,4 mil (no ano passado) para 197,4 mil em julho deste ano.

No movimento acumulado de janeiro a julho, os dois principais aeroportos do Estado de São Paulo – Guarulhos e Congonhas – registraram queda no número de passageiros. O primeiro com variação negativa de 1,4% e o segundo com cerca de 6,8%.

Entre os principais aeroportos da Infraero, Salvador/BA (com 8,6%), Porto Alegre/RS (7,1%) e Fortaleza/CE (10,2%) estão entre os que mais cresceram. Somente o Aeroporto de Campinas registrou aumento de 145,9% no movimento de passageiros. A explicação está no início das operações de uma nova companhia aérea, dentre outros fatores.

O Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) contrariou as notícias de que poderia reduzir seu movimento após a abertura de vôos no Aeroporto Santos Dumont e fechou com aumento de 4,1%. No Santos Dumont, o crescimento foi de 27,8%. Estes dois aeroportos foram inspecionados recentemente pelo presidente da Infraero, Murilo Marques Baboza. Após vistoriar o andamento das obras no Galeão, ele está apostando em um crescimento ainda mais signifitivo: “Será um aeroporto referência com a conclusão das obras. E a capacidade para um movimento maior de passageiros será significativa no Galeão”, avaliou Murilo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade