AirAsia X recebe primeiro Airbus A330-300

174

Essa é a primeira das 25 aeronaves A330-300 encomendadas pela AirAsia X para uso em seus vôos de longa duração, que conectam Kuala Lumpur a destinos na Austrália, Norte da Ásia, Oriente Médio e Europa, complementando as rotas já operadas pela AirAsia.

Equipada com motores Trent 700 da Rolls Royce, a A330 da Airbus acomoda 383 passageiros em duas classes, sendo 355 assentos na classe econômica e 28 na nova classe Prêmio XL.

“A A330 é a aeronave perfeita para ajudar o Grupo AirAsia a levar seu modelo de baixas tarifas para o mercado de vôos de longa duração”, disse Azran Osman Rani, presidente da AirAsia X. “Com seu baixíssimo consumo de combustível, a A330 é uma aeronave limpa e verde, que nos ajudará a reduzir os custos e expandir o mercado geral de viagens aéreas, atraindo um novo segmento de passageiros ao oferecer as melhores tarifas possíveis”, ressalta.

“A entrega da primeira A330 à AirAsia X significa mais um marco na forte parceria entre a Airbus e o Grupo AirAsia”, disse Tom Enders, presidente e CEO da Airbus. “Ao combinar a satisfação comprovada dos passageiros com os menores custos operacionais entre as aeronaves de corpo largo em serviço atualmente, a A330 consegue um feito único: lançar um novo padrão em termos de viagens de longa duração com baixas tarifas”, explica.

No total, o Grupo AirAsia encomendou 200 aeronaves da Airbus, sendo que 25 dessas são A330 para a AirAsia X e 175 são A320, de corredor único, para vôos de curta duração.

A aeronave A330 com motor duplo é uma das mais usadas aeronaves de corpo largo em operação atualmente. Até agora, mais de 1.000 aeronaves, em várias versões, já foram encomendadas à Airbus, sendo que 550 já foram entregues. O modelo é parte da frota de 70 companhias aéreas no mundo inteiro.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP