Air Canada anuncia nomeação de Calin Rovinescu como Presidente e CEO da empresa

128

“Em nome do Conselho de Administração, gostaria de expressar os nossos sinceros agradecimentos ao Montie por sua contribuição à Air Canada desde a sua chegada na empresa em 2002”, disse Richardson. “A liderança e dedicação de Montie Brewer, têm sido muito apreciadas pelo Conselho de Administração e por toda a família Air Canada. Durante seu mandato, a companhia passou a ser reconhecida como uma líder na inovação, além de ter melhorado significativamente o produto que oferece”.

“Estou também muito satisfeito em apresentar Calin Rovinescu como o novo CEO da Air Canada”, acrescentou Richardson. “Calin conhece a empresa, já tendo sido membro sênior da equipe executiva de 2000 a 2004. A reputação comprovada de Calin como um líder, além de sua rica experiência em estratégia empresarial, ajudará a Air Canada durante este período particularmente difícil para a indústria aérea mundial”.

Montie Brewer acrescentou: “Estou muito orgulhoso da equipe da Air Canada por suas realizações ao longo dos últimos quatro anos, posicionando a Air Canada como uma empresa líder em inovação dos produtos. Foi uma honra liderar esta grande companhia aérea, e estou confiante que Calin é a pessoa certa para levar a empresa em frente neste momento.”

Calin Rovinescu também assumirá o lugar de Montie Brewer no Conselho de Administração da corporação. A Air Canada anunciou também a efetivação imediata de Michael Green no Conselho de Administração. Michel Green é o principal diretor da ACE Aviation Holdings Inc.

Rovinescu concluiu: “Embora os desafios à nossa frente sejam grandes, vamos continuar a desenvolver o sucesso da companhia aérea até esta data, e entregar um produto de qualidade para nossos clientes, colaboradores e acionistas”.

Perfil Calin Rovinescu:
Co-fundador e diretor do Genuity Capital Markets, um banco de investimento canadense líder no setor. Anteriormente, atuou como executivo sênior e diretor de reestruturação financeira, com amplas responsabilidades, da Air Canada. Antes disso, era sócio da Stikeman, Elliott, uma importante empresa do Canadá de direito internacional.

Experiência profissional:
Genuity Capital Markets 2004 – Atual
Co-fundador e principal executivo; Co-fundador e diretor sênior de Genuity Capital Markets, um dos bancos de investimento líderes, servindo clientes corporativos e institucionais por meio de escritórios em Toronto, Montreal, Calgary, Vancouver, Boston e Nova Iorque.

Air Canada 2000 – 2004
Vice Presidente Executivo de Corporativo e Estratégia de Desenvolvimento. Foi um alto funcionário da Air Canada e membro do Comitê Executivo da companhia aérea, responsável perante o Presidente e CEO. Entre 2000 e 2003, foi o presidente de muitos negócios da Air Canada: gerenciamento de fidelidade (Aeroplan), transportadoras regionais (Jazz), reservas on-line (Destina), transportadora de baixo custo (Zip) e manutenção (ACTS). Além disso, suas funções corporativas incluíram: departamento legal, tecnologia da informação, E-Commerce, pessoas, trabalho, assuntos de governo, comunicação, alianças e secretaria do corporativo. Rovinescu também ocupou a posição de Chief Officer da Reestruturação durante o processo de recuperação da companhia aérea. Nessa função, trabalhou próximo ao Conselho de Administração e de seus vários comitês, do Supremo Tribunal de Ontário e diversos assessores financeiros, legais e de pensão para a Air Canada e suas várias partes interessadas.

Stikeman, Elliott – 1979 – 2000
De 1996 a 2000 foi o sócio da empresa de advocacia Stikeman, Elliott em Montreal, e membro do conselho de parcerias da empresa e do comitê executivo. Stikeman, Elliott é um dos principais escritórios de direito internacional do Canadá. De 1993 a 1996, Calin foi o principal executivo do escritório da empresa em Londres, e antes disso, foi presidente do departamento corporativo/comercial em Montreal.

Outras atividades
Tem atendido conselhos de administração de várias empresas públicas e privadas, incluindo várias subsidiárias da Air Canada, e de instituições de caridade; Emergis Inc.; Bellus Inc.; Skyservice Business Aviation, Antisoma PLC, McGill University Health Center e Orquestra de Câmara de Montreal (presidente).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade