Recentemente, a Air France revelou seu novo conceito de sala VIP, em Tóquio. Criado pelo talentoso escritório Noé Duchaufour Lawrence / Desgrippes-Gobé, o inovador espaço cobre mais de 400 m2 e tem capacidade para mais de 140 passageiros sentados. Até o final do ano, a Air France irá inaugurar sua segunda sala VIP dentro deste conceito, em Johanesburgo.

O projeto original reflete o comprometimento da Air France em oferecer o melhor a seus clientes, permitindo que desfrutem uma maior autonomia. O escopo do projeto foi assegurar que todos os passageiros possam adaptar o espaço, com uma variedade de modernas instalações, às suas necessidades e desejos.

O resultado é um espaço totalmente aberto, sem divisórias, criado especialmente para a Air France, onde os passageiros passam seu tempo como desejam. Os assentos são um bom exemplo. “Levamos em conta muito mais do que o simples aspecto do conforto quando projetamos os assentos. Conseguir o formato certo e assegurar que corresponda ergonomicamente aos inúmeros usos aos quais ele servirá, eram elementos essenciais em nossa estratégia de projeto”, explica Noé Duchaufour Lawrence. Os assentos têm uma estrutura aberta e são equipados com um soquete de computador embutido no abajur de leitura; assim, os passageiros podem trabalhar, ter uma conversa privada ou desfrutar de uma refeição.

Além de ser uma vitrine da ampla variedade dos serviços e da atenção que a Air France reserva a seus passageiros, a sala VIP é uma área particular para relaxar, oferecendo um intervalo antes do vôo. Assim como em todos as outras salas da Air France, a de Tóquio é equipada com tecnologia wi-fi, estações de trabalho e uma área particular para clientes que buscam paz e silêncio absolutos. São disponibilizados petiscos juntamente com uma seleção de vinhos, champanhes e bebidas leves, uma grande variedade de jornais e revistas internacionais, e chuveiros.

Desgrippes-Gobé, o consultor de imagem da Air France, optou por um conceito show/hide (mostrar/esconder, em português): um carpete vermelho se torna a mesa, um painel revela a sombra de uma flor de cerejeira; atrás de um sofá, o branco repentinamente se torna vermelho. Esta sugestão de formas é proposital, deixando a imaginação desimpedida; a escolha é do cliente e somente dele.

Vermelho e branco combinados com os tons claros e mornos do carvalho caracterizam este novo espaço da Air France. O carpete vermelho é um convite para o saguão. Vermelho, símbolo de poder, exuberância e paixão, carrega um sofisticado e discreto luxo, enquanto o branco, evocando pureza, carrega o comprometimento da companhia aérea com os mais elevados padrões frente a seus clientes.

Este projeto inovador reflete o desejo da Air France em expandir e enriquecer sua imagem. A companhia aérea procurou ir além dos projetos convencionais e dos limites tradicionalmente atribuídos à disciplina do projeto, a fim de expressar sua verdadeira identidade. Realçando suas afirmações e qualidades, arrojadas e altamente particulares, a Air France irá, prosperamente, sobressair-se na competição, sempre refletindo sua determinação em oferecer um retrato moderno da arte francesa de viajar. Combinando os diversos aspectos da identidade da Air France, esta sala VIP abre um novo capítulo na história da companhia, cujo objetivo é trazer mais coerência em todas as áreas de sua atividade.

Salas VIP da Air France

A Air France oferece a seus passageiros acesso a 47 salas próprias, em todo o mundo, inclusive em São Paulo e Rio de Janeiro, ambas recentemente reformadas. Além disso, estão disponíveis outras 400, considerando seus parceiros na aliança SkyTeam. Em junho, a Air France inaugurou sua maior sala VIP no novo satélite de embarque do Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle. Com uma área de 2.600 m2, é equipada com uma área de massagem e chuveiros e pode acomodar mais de 700 clientes sentados.

Os projetistas da Air France pela história

A Air France é dedicada à criação de uma marca que represente elegância, prestígio e qualidade de vida, o que tem forjado amplamente sua reputação. É por isso que a companhia aérea recorreu a um dos nomes mais prestigiados no mundo do design para adaptar seus produtos em terra e no ar. Noé Duchaufour Lawrence é o ultimo dos renomados designers a se juntar a nomes como Charlotte Perriand, Pierre-Gautier Delaya, Raymond Loewy, Andrée Putman e Eric Guizard. A agência Desgrippes-Gobe, líder mundial em consultoria de estratégia de imagem e gerência de marca, tem sido a responsável pela imagem da Air France desde 1999.

Noé Duchaufour Lawrance

“Designer do ano de 2007” pela Interior Scenes, Noé Duchaufour Lawrance recentemente reformou a famosa Senequier Brasserie em Sain-Tropez e foi o responsável pelo projeto do Maya Bar em Mônaco. Ele projetou o restaurante panorâmico DéliCieux em 2006, o Senderens, em 2005, e também foi aclamado como diretor artístico de Sketch, em Londres.

Designer de Mobília

Dois tipos de iluminação são destaques: Noé Duchaufour Lawrance para Baccarat e Noé Duchaufour Lawrence para Kundalini. Os assentos e mesas foram desenhados por Cassina e especialmente criados por Noé Duchaufour Lawrence.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here