Airbus A380 supera expectativas em testes de ventos cruzados

124

O A380, o maior avião comercial do mundo, completou com sucesso os testes de pousos com fortes ventos cruzados no aeroporto de Keflavik na Islândia. O teste tem que demonstrar pousos e decolagens com ventos cruzados de no mínimo 42 km/hora (23 nós) para obter a homologação de tipo, prevista para dezembro próximo.

O A380 (MSN 004), um dos cinco usados para homologação, fez 6 pousos e 5 decolagens com ventos cruzados de 74 km/hora (40 nós), que é muito superior aos níveis exigidos para certificação de tipo. Durante os testes, o A380 comprovou sua confiabilidade mostrando que poderá operar facilmente com ventos cruzados fortes em operações normais. Esta foi a primeira vez que um avião da Airbus efetuou testes de operações com tal intensidade de ventos cruzados.

Durante os testes, três pilotos voaram o A380, sendo Claude Lelaie, VP sênior da Divisão de Vôos, Jacques Rosay, piloto chefe e vice-presidente, e um piloto de ensaios da European Aviation Safety Agency (EASA). Os outros membros da tripulação foram Fernando Alonso, VP da Divisão de Vôos, Pascal Vermeau e Eric Isorce, engenheiros de testes em vôo.

O quinto A380 de desenvolvimento já voou e os outros quatro (um tem turbinas Engine Alliance GP 7200), estão envolvidos em um intenso programa de testes, que já alcançou 730 vôos e 2.300 horas.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP