Airbus amplia acordo de pesquisa e tecnologia com fabricantes Holandeses e parceiros acadêmicos

80

O acordo foi assinado por Fabrice Brégier, COO da Airbus; Hans Büthker, Presidente da Stork Fokker AESP; Frank Meurs, Diretor Administrativo da TecCate Advanced Composites e Dirk Starink, Presidente da Netherlands Aerospace Group.

A parceria entre a Airbus e a indústria aeroespacial holandesa para o desenvolvimento do projeto “Thermoplastic Affordable Primary Aircraft Structure” (TAPAS), contribuirá para a exploração do potencial de novos materiais, unindo o potencial da indústria holandesa nessa área com os avanços da Airbus em pesquisa e tecnologia.

Compósitos termoplásticos usam um sistema de resina que pode ser moldado com o calor, soldado e reciclado e são mais tolerantes aos danos causados durante a sua operação. Tais características oferecem grandes vantagens em termos de redução de custos de fabricação e manutenção e fortalecem os cuidados com o meio ambiente.

O projeto de colaboração demonstrará técnicas de design e processos de fabricação e montagem de termoplásticos reforçados com fibras contínuas para comprovar a aplicabilidade do material nas grandes estruturas primárias de aeronaves. O projeto será parte da estratégia da área de pesquisa de tecnologia da Airbus e envolverá membros do setor privado holandês, assim como institutos de pesquisa e universidades.

“A indústria aeroespacial holandesa trabalha com a Airbus desde 1970 e tem contribuído com tecnologias de ponta para o desenvolvimento de aeronaves que vão desde a A300 até a A380. Inovação e eco-eficiência são valores compartilhados pela Airbus e pela Holanda. A ampliação do projeto de colaboração assim como a pesquisa sobre compósitos termoplásticos fortalecerá ainda mais a nossa relação”, disse Fabrice Brégier.

A Airbus é líder na fabricação de aeronaves com a mais moderna e ampla família de aviões do mercado, que acomodam de 100 a mais 500 passageiros. Mais de 9.200 aeronaves Airbus foram vendidas a 300 clientes no mundo inteiro.

Consciente de sua posição de liderança no segmento, a Airbus dedica os seus esforços para ser uma empresa eco-eficiente. Para isso, a Airbus foi a primeira companhia aérea do mundo a receber a certificação ambiental ISO 14001 para todas as suas fábricas e todo o ciclo de vida de seus produtos. A Airbus visa a assegurar que o transporte aéreo continue a ser um meio de transporte eco-eficiente, agregando valor econômico e minimizando o impacto ambiental.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP