Airbus e Irkut avaliam participação russa no Airbus A350

190

A Airbus e a Irkut, uma empresa russa de produção científica, assinaram hoje um acordo preliminar prevendo a participação dessa empresa no desenvolvimento do A350 e em outros futuros programas.

A carta de intenção confirma a proposta da Airbus para a participação da indústria russa no projeto e fabricação do A350 como sócia de risco. Em acréscimo, o documento estabeleceu que serão exploradas oportunidades em pesquisa e tecnologia que poderiam aumentar a contribuição da Rússia em futuros programas da Airbus.

Será formado um grupo de trabalho com especialistas dos dois grupos para definir a participação russa no A350 e nos demais programas futuros.

Este foi o passo mais recente num amplo programa de cooperação da Airbus com a indústria russa, que foi definido num acordo entre a EADS (o maior acionista da Airbus) e a Rosaviakosmos, assinado em julho de 2001. No final de 2004, a Airbus ofereceu a empresas russas contratos no valor de US$ 80 milhões por ano, um montante que deve crescer para US$ 110 milhões em 2007. Esses programas cobrem pesquisa e tecnologia, projetos, materiais e subcontratação de fabricação, além de cooperação na área de certificação.

A Airbus tem um escritório em Moscou e representação técnica para apoio às empresas áreas. A Airbus participa ainda da ECAR, desde 2003, uma empresa conjunta com o grupo Kaskol, compreendendo um centro de engenharia que emprega 120 engenheiros locais.

A Airbus tem liderado a venda de aviões comerciais no mundo nos últimos anos, tem 1.500 aeronaves encomendadas e já entregou quase 4.000 aviões. Suas vendas em 2004 alcançaram a cerca de 20 bilhões de euros.

A Irkut Corporation é uma empresa de participações verticalmente integrada, que inclui a Irkut Aviation Plant, os escritórios de projetos Beriev e Yakovlev. Seus principais produtos são os caças SU 27, SU 30 MK, o BE 200 anfíbio e o Yak 130 de treinamento e ataque leve.

FONTE: Aviação Brasil / Airbus – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ

Publicidade