Airbus e XAC assinam contrato para montagem das asas da A320 na China

110

O contrato foi assinado em Londres por Brian Fleet, Vice-Presidente Sênior do Centro de Excelência em Asas e Torres de Controle da Airbus, e Meng Xiangkai, Presidente da XAC, na presença do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao e do primeiro-ministro britânico Rt. Hon Gordon Brown MP.

De acordo com a quarta fase do contrato, a montagem e os testes das asas serão feitos em Tianjin em uma instalação a ser construída pela XAC, subsidiária de propriedade da China Aviation Industry Corporation (AVIC). As asas montadas e testadas serão entregues diretamente à Linha de Montagem Final da A320, localizada próxima a nova planta. Atualmente, as estruturas montadas pela XAC são finalizadas nas instalações da Airbus em Broughton, antes de serem levadas à Linha de Montagem Final na China.

O início da nova operação está programado para o final de 2009 e, a entrega do primeiro conjunto de asas montadas, para o primeiro trimestre de 2010. A capacidade de produção será de duas unidades por mês até o final de 2010 e de quatro unidades por mês até o final de 2011.

“Com esse projeto, a Airbus dá continuidade ao acordo de cooperação para a produção da asa da aeronave A320 na China”, afirmou Brian Fleet. A proximidade da fábrica em relação à FALC é a solução industrial mais eficiente nesse caso, pois promoverá uma economia nos custos e no tempo de transporte, reduzirá os riscos de manuseio e garantirá um prazo de entrega mais rápido para nossos clientes”.

“Tivemos sucesso nas três primeiras fases do programa e estamos confiantes de que também seremos bem sucedidos nesta quarta-fase”, afirmou Meng Xiangkai.

Atualmente, mais de 5200 aeronaves Airbus estão em operação no mundo inteiro e mais da metade dessa frota tem componentes produzidos na China.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade