Aliança entre Avianca, Sam e Aces na Colômbia

1078

As três empresas comerciais de aviação mais importantes da Colômbia, Avianca, Sam e Aces, anunciaram neste domingo uma aliança operacional para melhorar sua competitividade e serviço frente às companhias aéreas do exterior.

A chamada “Aliança Summa” entrará em vigor em 20 de maio e terá destinos partilhados no espaço aéreo nacional e internacional, com o que se oferecerá aos usuários uma maior freqüência de viagens.

A “Aliança Summa” precisou em um comunicado que a aliança será a primeira desse tipo ma América Latina, mas só de caráter operacional e não administrativa.

O presidente da “Aliança Summa”, Juan Emilio Posada, disse que espera consolidar a aliança “em um prazo de dois anos” até que alcance a liderança na América Latina.

Posada acrescentou que a aliança operará em todos o escritórios de Avianca, Sam e Aces, incluídas as que operam em algumas cidades dos Estados Unidos.

Segundo a mesma fonte, em princípio os benefícios se verão “no uso eficiente” que se dará às 56 aeronaves que no total possuem as três empresas, e às rotas que cobrem.

Avianca e Sam são propriedade de Valores Bavaria, o maior grupo econômico da Colômbia, enquanto que Aces pertence em sua grande maioria acionária à Federação Nacional de Cafeteiros, outro dos grupos financeiros mais poderosos do país.

FONTE: EFE – Redação – São Paulo/SP